Teve início nesta sexta-feira (10) a programação do Meeting Festuris, atividade integrante da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) – que está na 35ª edição e teve abertura oficial na noite de ontem (9). Entitulado de “maior palco de conteúdo do turismo da América Latina”, o Meeting é um espaço de debates que estimulam o desenvolvimento do setor. São duas manhãs de conteúdo nas quais serão realizadas palestras, apresentações culturais, painéis, entrevistas e mesa redonda.

O tema desta edição do Festuris foi também o tema do primeiro painel na programação do Meeting. Para Luiz Fernando Reginato, escritor e mestre em sociologia, o capital humano é a chave para a reconexão entre humanos e negócios. Para isso, é preciso atuar como protagonista.

Para ele, o capital humano é o gerador de valor econômico e social ativado pela razão e emoção. De acordo com o especialista, é necessário que a empresa transmita a sensação de confiança e segurança para que os profissionais se sintam motivados e, por consequência, tenham melhores resultados. Assim como a importância de manter um ambiente organizacional saudável, sem comportamentos tóxicos.

“As pessoas querem envolvimento emocional. Quando as empresas experimentaram viver na globalização, as pessoas desenvolveram grandes saberes e passaram a entender que o conhecimento não precisaria, necessariamente, ser aplicado naquela determinada empresa. Assim, deu-se início à guerra pelos talentos”, salientou Luiz, relembrando o início de um movimento em que o indivíduo entende que pode escolher onde quer desenvolver o potencial profissional.

Reginato pontuou, ainda, sobre a importância de um bom ambiente organizacional para o bom desenvolvimento do colaborador. “Se uma empresa não motiva os funcionários, não oferece um bom plano de carreira ou também não estimula a formação contínua, assim como outros fatores, o colaborador se sente desmotivado em continuar naquele ambiente. A medida que a empresa se torna mais atrativa, mais as pessoas desejam compartilhar seus saberes e entregar resultados.”