A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acaba de confirmar que a Latam iniciou 2024 como líder do setor aéreo brasileiro. Segundo os dados de janeiro, a companhia obteve 36,7% de participação no mercado doméstico. Na operação internacional, a Latam também liderou o mercado brasileiro com participação de 22%. Vale dizer que a companhia também encerrou 2023 com mais de US$ 500 milhões de lucro líquido.

Mais eficiente e competitiva, opera atualmente a maior malha aérea da sua história no País, com voos para mais de 50 aeroportos em território nacional. Em 2023, a companhia também ampliou o seu codeshare com a Voepass, oferecendo aos clientes acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.

Como consequência, a Latam lidera o setor aéreo no Brasil desde 2021 (em RPK). O índice calculado pela Anac considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.

Nos voos internacionais, a Latam é também a empresa aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro, a Latam e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente.

A Latam tem como compromisso ampliar o acesso dos brasileiros à aviação. Somente em 2023, quando transportou 33 milhões de passageiros domésticos no País, a companhia viu crescer em 8% a sua operação em todo o território nacional, na comparação com 2022. O avanço tem uma razão: no último ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo Latam foram direcionados para a sua operação brasileira.

Em 2024, a Latam prevê a chegada de mais aviões e um novo crescimento de 7% a 9% na sua operação doméstica no Brasil, na comparação com 2023. Na prática, serão adicionados no País mais de 3 milhões de assentos da companhia no ano.