Desde que a primeira mulher norte-americana explorou o espaço, o papel feminino na Nasa tem sido fundamental e impactante. As mulheres na Nasa têm desempenhado papéis essenciais em todas as facetas da exploração espacial, desde a engenharia e ciência até a liderança e gestão de missões. Suas contribuições foram cruciais para avanços significativos em tecnologia espacial, pesquisa científica e descobertas sobre o cosmos.

Essas realizações inspiram futuras gerações de mulheres a seguir carreiras na área e a alcançar novos patamares. Quarenta anos depois de Sally Ride, que inspirou inúmeras mulheres e meninas, a Nasa se prepara para pousar a primeira mulher – e a primeira pessoa negra – na Lua como parte das missões Artemis III”, comenta Therrin Protze, diretora de Operações do Kennedy Space Center Visitor Complex.

A grande aposta do governo norte-americano, a Artemis III, está programada para pousar perto do polo sul lunar em 2026. A tripulação vai desembarcar no gelado polo sul da Lua, uma área em que nenhuma pessoa ou missão robótica esteve antes. Esta exploração será mais desafiadora, em comparação aos espaços prospectados durante as missões Apollo, de 1968 a 1972. A Nasa se comprometeu a diversificar mais na seleção da tripulação, incluindo critérios raciais, de gênero e profissionais, que historicamente, não caracterizavam  o perfil das missões espaciais.