A Decolar é a primeira empresa a lançar uma assistente de viagem que integra Inteligência Artificial generativa com uma interface visual incremental e adaptável. A Sofia acompanha os viajantes desde o momento em que surge a ideia de embarcar em uma nova experiência, passando pelo planejamento e coordenação da viagem em si, até o seu retorno.

“A Sofia é única, pois pode fazer coisas que nunca foram pensadas no fluxo de um site ou aplicativo móvel. O viajante simplesmente diz a ela o que gostaria de fazer e tem a flexibilidade de configurá-la sem ter que prever ou pensar sobre o desenvolvimento dessa interação com antecedência, algo necessário no comércio eletrônico tradicional”, diz Gonzalo Estebarena, diretor de Tecnologia do Grupo Decolar.

Exemplo, basta dizer “eu quero surfar” para que a conversa com a Sofia seja ativada. O usuário pode conversar ou trocar mensagens, mas também pode escolher opções que a Sofia exibe em um catálogo de destinos. Além disso, assim como em uma interação humana, com a IA generativa não há necessidade de seguir uma ordem pré-estabelecida de conversa, é um bate-papo dinâmico, uma troca de ideias que leva a recomendações concretas.

“Estamos muito entusiasmados, esse lançamento representa uma mudança de paradigma no setor de viagens e temos orgulho de ser os primeiros a oferecer esse tipo de tecnologia que, sem dúvida, levará a experiência do usuário a outro patamar”, ressalta Estebarena.

Entre outros benefícios, as tecnologias de IA permitem maior eficiência operacional, produtos e serviços personalizados escaláveis e experiências cada vez mais intuitivas para o cliente. Essa nova ferramenta, que vai incorporar novas e melhores funcionalidades ao longo do ano, já está disponível em toda a região e chega para reforçar a estratégia omnicanal da empresa e combinar todo o seu portfólio de produtos.