Dirigentes do Sistema Comércio de todo o Brasil e parlamentares do Congresso Nacional participaram da entrega da Agenda Institucional 2024, na última quarta-feira (6), em Brasília. O documento, que está na sua segunda edição, apresenta pautas prioritárias ao desenvolvimento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Pelo RN, estiveram presentes os deputados Natália Bonavides e Eliezer Girão. Para Gilberto Costa, presidente em exercício da Fecomércio RN, este momento alinha o posicionamento do Sistema Comércio com o legislativo nacional, trazendo pontos de atenção e alternativas para acelerar o desenvolvimento do país nos setores representados.

“A Fecomércio RN se fez presente e convidou os parlamentares potiguares para que tenham acesso a este nosso documento que propõem políticas públicas de fomento não apenas ao desenvolvimento econômico do Brasil, mas também do Rio Grande do Norte. E agora, de Natal”, afirmou Costa, fazendo menção ao lançamento do programa Agenda Municipal do Sistema Comércio – Recomendações de políticas públicas para o desenvolvimento dos municípios, que, neste primeiro momento, atende a capital potiguar.

O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, fez a abertura do evento e reforçou a articulação do sistema em pautas que impactam os segmentos, como a manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

“A Agenda Institucional é uma referência do que buscamos, marcando um novo passo para o desenvolvimento do nosso país. Acreditamos na colaboração dos setores público e privado como catalisador do desenvolvimento social e econômico para termos uma nação justa, próspera e sustentável”, declarou Tadros.

O evento contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; dos ministros do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, da senadora Dorinha Seabra, e da deputada federal Soraia Santos.

A Agenda Institucional do Sistema Comércio 2024 foi desenvolvida com mais de dois mil representantes das 27 Fecomércios, das sete federações nacionais e dos mais de mil sindicatos empresariais associados.

Estiveram presentes, além do presidente Gilberto Costa, o diretor Executivo da Fecomércio RN, Laumir Barreto, o assessor especial da Divisão de Relações Institucionais da Federação, Fernando Virgilio, e as diretoras do Sesc RN, Munique Carlos, e do Senac RN, Rafaela Sampaio.