A CVC Corp apresentou os resultados do último trimestre de 2023 (4T23), com destaques positivos em diversos indicadores, especialmente no B2C. As reservas confirmadas somaram R$ 3,8 bilhões, com crescimento de 9,1% em relação ao 4T22. No total do ano de 2023, o valor é de R$ 15,4 bilhões em reservas confirmadas, crescimento de 10% em relação a 2022. O destaque do 4T23 vai para o B2C, que obteve 21,2% de crescimento e aumento de rentabilidade, impulsionado principalmente pela abertura de lojas físicas da CVC Viagens, e que também reforçam o crescimento da CVC Corp em relação ao varejo de forma geral.

No 4T23, foram abertas 42 novas unidades, sendo que no segundo semestre foram 60 novas lojas, do total de 80 inauguradas durante todo o ano de 2023. Esse aumento amplia ainda mais a venda de produtos exclusivos nacionais, que atingiram share de 15,6% na CVC e 7p.p. no take rate em relação ao 4T22. Em relação às vendas nas mesmas lojas, crescimento de 20% (SSS – Same Store Sales) X 4T22, crescimento muito superior à malha aérea do Brasil e ao mercado de turismo como um todo, demonstrando que a CVC Corp volta a ganhar marketshare.

“Mais de 30% das vendas hoje são captadas online e acabam numa loja física. Estamos onde o cliente quer estar, prestando assistência de ponta a ponta para uma viagem de férias sem preocupação. Estamos chegando no interior do Brasil para somar a tradição da nossa marca origem de viagem e mais lembrada pelo consumidor brasileiro a um amplo plano de expansão por todo o País. Para 2024, vamos aprimorar e modernizar ainda mais o modelo de negócio das empresas da CVC Corp, reiterando nosso compromisso com a rentabilidade dos nossos acionistas, credibilidade com nossos stakeholders e fomento do setor de turismo”, comenta Fabio Godinho, CEO da CVC Corp.

Entre os destaques do 4T23 na CVC Corp estão também o lucro líquido caixa do período, que atingiu R$ 18,8 milhões, crescimento de R$ 216,4 milhões em relação ao 4T22 (R$ 482,8 milhões no caixa final do 4T23). Focando na rentabilidade das operações, o take rate consolidado aumentou 0,7 p.p. em relação a 2022, reflexo da melhora deste indicador em todas as unidades de negócio juntos: B2C, B2B e Argentina.

A busca de redução de despesas administrativas também trouxe efeitos sequenciais concretos observados no 4T23, com redução de 28,7% em relação ao mesmo período de 2022. O Ebitda ajustado do 4T23 foi de R$ 86,4 milhões, ante R$ 4,2 milhões no 4T22. A receita líquida da CVC Corp somou R$ 352,2 milhões no 4T23, ante R$ 321,4 milhões no 4T22, crescimento de 9,6%, reflexo da operação positiva do B2C.

No B2B, destaque para o foco na priorização da rentabilidade das operações, descontinuação de venda de passagens para milheiros, com aumento de take rate de 0.4 p.p. Somente na Rextur Advance, o crescimento foi de 1,2 p.p., passando de 5,37% no 4T22 para 5,89% no 4T23.

Vale lembrar ainda que foi homologado o aumento de capital decorrente do exercício dos Bônus de Subscrição, injetando mais R$ 226 milhões na Companhia, recurso, este, importante para o reforço do capital de giro e gestão de estrutura de capital da CVC Corp, reduzindo a alavancagem e o endividamento líquido em -R$ 225 milhões entre trimestres consecutivos (4T23 x 3T23).