Em seu último dia de agenda em Miami (EUA), Celso Sabino, ministro do Turismo, esteve reunido com o embaixador André Odenbreit, responsável pelo consulado brasileiro na cidade. A ideia do encontro foi fortalecer a promoção do Brasil por meio de ações conjuntas com as embaixadas e consulados.

A necessidade de mostrar ao público norte-americano os diferentes segmentos de turismo existentes no Brasil, como o de Luxo e o de Natureza, foi um dos pontos de pauta da agenda. A proposta apresentada por Sabino é de que o consulado reúna as principais operadoras americanas para um encontro com as brasileiras e que, neste momento, seja apresentado um “cardápio” de destinos brasileiros.

Segundo Portal de Dados da Embratur, os Estados Unidos foram o segundo maior mercado emissor para o Brasil em 2023, tendo sido responsável por 668.478 turistas (11,31% do total) em solo brasileiro no ano passado. Nos dois primeiros meses de 2024, a chegada de norte-americanos no Brasil foi 11% superior que no mesmo período do ano anterior.

“É um número que está muito aquém de todo o potencial dos nossos atrativos e o reforço da promoção internacional é crucial para avançarmos rumo a uma participação cada vez mais expressiva. Não tenho dúvida de que ações combinadas entre o MTur e as embaixadas brasileiras, com foco nos mercados prioritários, serão decisivas para o crescimento da atividade turística em nosso país”, comentou o ministro.