São Paulo (SP) – Em entrevista ao Brasilturis durante a WTM Latin America, Geraldo Magalhães, diretor de Turismo de Salvador, destacou as ações que estão sendo realizadas para fortalecer a cidade como um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo. Os destaques vão para a entrega de equipamentos culturais e realização de festivais, que atraem cada vez mais turistas.

“Além do Carnaval, que é o maior carnaval popular de rua do planeta, Salvador vem investindo em eventos e equipamentos públicos e privados, além de estruturar seus pontos turísticos, para receber cada vez mais visitantes”, pontuou o gestor, que enfatizou a máxima da prefeitura planejar todas as melhorias pensando no soteropolitano. “Com nossos moradores felizes, quem vier de fora também ficará feliz”, frisou.

Dentre as entregas, o destaque fica para a Cidade da Música, com previsão de entrega até o verão deste ano, e a Arena Multiuso de Shows, visando atrair também eventos esportivos, com entrega prevista para 2025. “A arena fica a menos de 200m do centro de convenções de Salvador, dando um suporte a grandes eventos. Lá teremos espaço para realizar campeonatos de futebol, artes marciais e vôlei, dentre tantas outras atividades que podemos captar. Também está sendo construída uma vila de convivência, de frente para o mar”.

E não são poucas pessoas que passam por Salvador. Em 2023, a cidade recebeu mais de 8 milhões de visitantes e 200 mil visitantes em seus equipamentos culturais, gerando mais de R$10 bilhões para a economia. No Carnaval deste ano, a ocupação hoteleira registou a maior alta histórica dos últimos 10 anos, com 98%. E durante a baixa temporada, a capital registrou, ainda, 22% de aumento da diária média.

O diretor de Turismo destacou também o avanço que a capital baiana tem feito na pauta racial, com a realização do Festival Salvador Capital Afro, que potencializa projetos e negócios afrocentrados. Vale destacar que Salvador é a capital brasileira com maior proporção de população negra de acordo com o IBGE. Com 83,2% da população sendo preta e parda, a capital baiana é considerada a cidade mais negra fora da África. Geraldo acredita que este fator chamou a atenção de Beyonce, artista internacional que pousou na cidade próximo da virada de ano e atraiu olhares do mundo todo.

“Salvador é uma cidade única, com uma cultura rica e vibrante, uma culinária deliciosa e paisagens deslumbrantes. Beyonce chegou de surpresa, deixou a localização de Salvador em seu perfil no Instagram por uma semana e eu tenho certeza que até quem não sabia da existência da cidade, passou a pesquisar e conhecer Salvador”, ressaltou Magalhães.