O turismo avança na Estância Turística de Nuporanga com a construção do Parque do Peão e monitoramento nos pontos turísticos do destino. As obras são realizadas com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), no valor de R$ 2,8 milhões. As inaugurações aconteceram no dia 27 de abril.

A primeira etapa de construção do Parque do Peão é uma das obras, que consiste na execução do palco principal com camarins e sala técnica, alojamentos (dormitórios, vestiários e sanitários), administração (imprensa, juizado e ambulatório), portal de entrada do Parque, sala veterinária, sanitários, praça de alimentação, muro de fechamento e rede de distribuição de energia elétrica interna. A segunda obra é a execução de projeto de Monitoramento nos Pontos Turísticos Municipais. Trata-se da execução de sistema de monitoramento de segurança, com instalação das câmeras de monitoramento e central de controle, contemplando os acessos do município, pontos turísticos e comércio central.

Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, ressalta que “os atrativos desta estância são inúmeros, como o Carnaporanga, carnaval local que atrai inúmeros turistas da região; e a esperada Festão do Peão, em setembro. Com o novo Parque do Peão, certamente o número de visitantes do município vai aumentar e o equipamento ajudará a desenvolver ainda mais o turismo local”.

Um dos passeios mais recomendados ao turista que chega a Nuporanga é percorrer os dois hectares do Centro Turístico Municipal, que tem estrutura de lazer, áreas para churrasco, parque infantil e local para a prática de caminhada. Por sua vez, as capelas rurais ficam como sugestão para turismo religioso. A Capela da Corredeira é o cenário onde ocorre a tradicional Festa da Corredeira com cavalgada de fé e missa sertaneja, sempre em outubro, enquanto na Capela Cruz do Vau, situada na Fazenda Santa Cruz do Vau, acontece uma missa com quermesse e peregrinação, coincidindo com a Festa de Pentecostes, em maio. Em tempo: Nuporanga, em tupi-guarani significa Campos Belos.

Além disso, um dos grandes eventos que acontece na cidade é a Feira de Artesanato e Culinária (Fearten), onde os visitantes podem encontrar trabalhos artesanais e se deliciar com quitutes. E quando o tema é Ecoturismo, o destaque fica para a Cachoeira dos Dourados que é formada pelo Rio Sapucaí.