BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,68

Búzios lança plataforma multimí­dia de promoção turí­stica

Búzios (RJ) está de volta! Na manhã desta quarta-feira (22), o Buzios Convention & Visitors Bureau (Búzios CVB) reuniu jornalistas, empresários e autoridades locais para apresentar o Viver Búzios, projeto de promoção turística do destino carioca. Na ocasião, executivos de empreendimentos hoteleiros locais apresentaram seus novos projetos e investimentos, após exposição dos resultados do Turismo de Búzios, que tem se destacado nas listas de destinos mais visitados e buscados do Brasil.

A iniciativa, segundo Marina Valle, responsável pela comunicação do Viver Búzios, trata-se de uma plataforma multimídia concebida para unir players e somar forças da cidade litorânea carioca, em prol de divulgar essa resignificação e o bom momento do destino. “Búzios se encontra com novos investimentos, infraestrutura, empreendimentos, roteiros e experiências. Nosso objetivo é desenvolver sem perder a essência, preservando essa vocação tão charmosa e peculiar da cidade, a natureza, o esporte, as praias e a cultura lifestyle das ruas de pedras”, explica Marina.

Búzios, que surgiu a partir de uma humilde vila de pescadores, ganhou notoriedade no Turismo a ponto de entrar na lista dos destinos brasileiros mais visitados em 2023 (Condetur), sendo cerca de 30% de visitantes estrangeiros, e no pódio dos destinos brasileiros mais desejados no semestre (Omnibees). O setor hoteleiro de Búzios, que conta com mais de 380 hotéis e pousadas, registra uma média de 5,5 dias de estadia na cidade, 57% de ocupação anual e um crescimento de 33% roomnights em 2023.

O destino também recebeu mais de 300 mil cruzeiristas por meio de 95 escalas de transatlânticos na temporada de 2023/2024 e conta com mais de 100 restaurantes, cafés e bares, distribuídos nos três polos gastronômicos da cidade: a Rua das Pedras, a Orla Bardot e o mais recente Porto da Barra. Além disso, há uma variedade de yatch clubs, beach clubs, escolas de vela, esportes aquáticos e outros atrativos espalhados pelas diversas praias únicas do destino. Vale dizer que Búzios também conta com o Aeroporto Umberto Mondiano, com capacidade para receber jatos comerciais, e a Marina de Búzios, que comporta embarcações com 50 vagas secas e 40 vagas molhadas de até 30 metros cada.

“Búzios é um paraíso que merece ser reconhecido, então em um esforço conjunto do poder público com a iniciativa privada, montamos essa plataforma para valorizar o que temos de especial”, conta Marcelo Conde, CEO do Viver Búzios. “O portal inclui praias, redes de restaurantes, hotéis e projetos imobiliários. Como brasileiros, precisamos mostrar e brigar pelo que temos de melhor no país. O Turismo em Búzios é frequente, está em alta o ano todo, com uma diversificação enorme de perfis de visitantes e tipos de eventos. Este encontro busca celebrar esse novo momento e oportunidade do destino”, complementa.

Márcio Arouca, presidente do Búzios CVB, complementa a fala de Marcelo sobre as funcionalidades e objetivos do Viver Búzios. “Estamos tentando emplacar um portal de conteúdo que disponibilizasse todas as informações sobre o destino. Desde a voltagem da cidade, até os melhores restaurantes, trilhas e experiências. É inédito no Brasil uma plataformaa que reúne todos os hotéis da cidade de forma acessível. Fora isso, além dos principais centros, também implementamos Wi-fi gratuito na saída dos cruzeiros, pois são mais de 300 mil pessoas que descem dos cruzeiros, sendo cerca de 60% delas originárias de São Paulo. Sabemos que 87% dessas pessoas desejam retornar para Búzios e a plataforma deve ajudar muito a realizar este objetivo”, acrescenta.

Novos investimentos

Com receptivo de padrão internacional e resultados de destaque, Búzios tem atraído investimentos cada vez maiores para o setor hoteleiro e imobiliário da região. O destaque dos novos empreendimentos de alto padrão fica para o bairro planejado Aretê Búzios, o multipropriedade de luxo Casa Búzios, e o Resid Club & Hotels, que está previsto para inagurar ainda este ano. Os empresários reforçam que o perfil de público visando comprar imóveis na cidade possui uma renda mensal média de R$ 70 mil.

“O Aretê Búzios conta com uma arquitetura que conversa com o ambiente, contando com certas regras para preservar a identidade única de Búzios. O licenciamento foi extremamente complicado por conta dos canais, mas o fundo de investimento Opportunity entendeu o valor desse local, viram o potencial e colocaram muito dinheiro no projeto. A obra está em andamento e dentro do prazo, mas já vendemos quase 400 imóveis, cujo foco é atender todas as necessidades de uma primeira residência. Abandonamos a ideia de se limitar ao golfe e agora contamos com 28 esportes, desde aquáticos até um centro de triatlo e uma pista de asfalto para bicicletas”, conta Pedro Bulhões, diretor do Aretê Búzios.

Já o Casa Búzios, que inclui o Beach Club Casa Mar, visa servir como segunda residência, com diversos formatos de cotas, desde duas semanas até seis meses. “Não é timeshare e, embora seja juridicamente considerado multipropriedade, preferimos o conceito luxury share. Como os brasileiros tem o costume de esbanjar luxo exclusivo e “sem educação”, nosso objetivo é incentivar o luxo acessível, sustentável e inclusivo. São mais de 150 casas que podem ser alugadas quando não estiverem sendo usadas, além de permitir intercâmbio com propriedades do The Registry Collection. Buscamos assim incentivar a economia circular, uma compra eficiente que não deixa espaços vagos e inutilizados”, explica João M. Conde, diretor de Desenvolvimento do Casa Búzios – que assinou contrato com a Livá no ano passado.

Presente no evento, o chef Alex Atala apresentou o Resid Club & Hotels, novo empreendimento localizado na Ilha Rasa, cuja gastronomia conta com sua assinatura. “Quando vou desenvolver um novo prato, não preciso de um conceito absurdo, mas sim ingredientes de qualidade. Essa é a ideia por trás do empreendimento, cujo conceito de hospitalidade não se limita apenas a cuidar bem de quem é recebido, mas também de quem nos recebe. Estamos investindo na formação profissional da região, por meio de um esforço coletivo. Nosso objetivo não é criar escolas para que os filhos dos funcionários virem futuros funcionários, mas para que possam ter a oportunidade de se tornarem nossos gestores e até competidores”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Procon multa Hurb por não cumprir...

Hurb foi autuada pelo Procon após 15 reclamações por descumprimento de contrato e não devolução de valores aos consumidores

Hilton assina DoubleTree na Serra da...

Novo hotel da Hilton terá 201 quartos, acesso ao Lago de Furnas e estrutura de lazer voltada ao turismo de natureza e famílias

Anac libera temporariamente slots da Voepass...

Suspensão das operações da companhia abre espaço para outras aéreas utilizarem os horários de pouso e decolagem até o fim da temporada atual

MSC dá início à 5ª Convenção...

Coquetel de abertura da 5ª Convenção Internacional de Vendas da MSC reúne 400 agentes a bordo do MSC Seashore

Hotel com 148 quartos será construído...

Investimento de R$ 41 milhões prevê centro de eventos e reforça papel do aeroporto como polo de negócios e hospitalidade

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS