Búzios (RJ) está de volta! Na manhã desta quarta-feira (22), o Buzios Convention & Visitors Bureau (Búzios CVB) reuniu jornalistas, empresários e autoridades locais para apresentar o Viver Búzios, projeto de promoção turística do destino carioca. Na ocasião, executivos de empreendimentos hoteleiros locais apresentaram seus novos projetos e investimentos, após exposição dos resultados do Turismo de Búzios, que tem se destacado nas listas de destinos mais visitados e buscados do Brasil.

A iniciativa, segundo Marina Valle, responsável pela comunicação do Viver Búzios, trata-se de uma plataforma multimídia concebida para unir players e somar forças da cidade litorânea carioca, em prol de divulgar essa resignificação e o bom momento do destino. “Búzios se encontra com novos investimentos, infraestrutura, empreendimentos, roteiros e experiências. Nosso objetivo é desenvolver sem perder a essência, preservando essa vocação tão charmosa e peculiar da cidade, a natureza, o esporte, as praias e a cultura lifestyle das ruas de pedras”, explica Marina.

Búzios, que surgiu a partir de uma humilde vila de pescadores, ganhou notoriedade no Turismo a ponto de entrar na lista dos destinos brasileiros mais visitados em 2023 (Condetur), sendo cerca de 30% de visitantes estrangeiros, e no pódio dos destinos brasileiros mais desejados no semestre (Omnibees). O setor hoteleiro de Búzios, que conta com mais de 380 hotéis e pousadas, registra uma média de 5,5 dias de estadia na cidade, 57% de ocupação anual e um crescimento de 33% roomnights em 2023.

O destino também recebeu mais de 300 mil cruzeiristas por meio de 95 escalas de transatlânticos na temporada de 2023/2024 e conta com mais de 100 restaurantes, cafés e bares, distribuídos nos três polos gastronômicos da cidade: a Rua das Pedras, a Orla Bardot e o mais recente Porto da Barra. Além disso, há uma variedade de yatch clubs, beach clubs, escolas de vela, esportes aquáticos e outros atrativos espalhados pelas diversas praias únicas do destino. Vale dizer que Búzios também conta com o Aeroporto Umberto Mondiano, com capacidade para receber jatos comerciais, e a Marina de Búzios, que comporta embarcações com 50 vagas secas e 40 vagas molhadas de até 30 metros cada.

“Búzios é um paraíso que merece ser reconhecido, então em um esforço conjunto do poder público com a iniciativa privada, montamos essa plataforma para valorizar o que temos de especial”, conta Marcelo Conde, CEO do Viver Búzios. “O portal inclui praias, redes de restaurantes, hotéis e projetos imobiliários. Como brasileiros, precisamos mostrar e brigar pelo que temos de melhor no país. O Turismo em Búzios é frequente, está em alta o ano todo, com uma diversificação enorme de perfis de visitantes e tipos de eventos. Este encontro busca celebrar esse novo momento e oportunidade do destino”, complementa.

Márcio Arouca, presidente do Búzios CVB, complementa a fala de Marcelo sobre as funcionalidades e objetivos do Viver Búzios. “Estamos tentando emplacar um portal de conteúdo que disponibilizasse todas as informações sobre o destino. Desde a voltagem da cidade, até os melhores restaurantes, trilhas e experiências. É inédito no Brasil uma plataformaa que reúne todos os hotéis da cidade de forma acessível. Fora isso, além dos principais centros, também implementamos Wi-fi gratuito na saída dos cruzeiros, pois são mais de 300 mil pessoas que descem dos cruzeiros, sendo cerca de 60% delas originárias de São Paulo. Sabemos que 87% dessas pessoas desejam retornar para Búzios e a plataforma deve ajudar muito a realizar este objetivo”, acrescenta.

Novos investimentos

Com receptivo de padrão internacional e resultados de destaque, Búzios tem atraído investimentos cada vez maiores para o setor hoteleiro e imobiliário da região. O destaque dos novos empreendimentos de alto padrão fica para o bairro planejado Aretê Búzios, o multipropriedade de luxo Casa Búzios, e o Resid Club & Hotels, que está previsto para inagurar ainda este ano. Os empresários reforçam que o perfil de público visando comprar imóveis na cidade possui uma renda mensal média de R$ 70 mil.

“O Aretê Búzios conta com uma arquitetura que conversa com o ambiente, contando com certas regras para preservar a identidade única de Búzios. O licenciamento foi extremamente complicado por conta dos canais, mas o fundo de investimento Opportunity entendeu o valor desse local, viram o potencial e colocaram muito dinheiro no projeto. A obra está em andamento e dentro do prazo, mas já vendemos quase 400 imóveis, cujo foco é atender todas as necessidades de uma primeira residência. Abandonamos a ideia de se limitar ao golfe e agora contamos com 28 esportes, desde aquáticos até um centro de triatlo e uma pista de asfalto para bicicletas”, conta Pedro Bulhões, diretor do Aretê Búzios.

Já o Casa Búzios, que inclui o Beach Club Casa Mar, visa servir como segunda residência, com diversos formatos de cotas, desde duas semanas até seis meses. “Não é timeshare e, embora seja juridicamente considerado multipropriedade, preferimos o conceito luxury share. Como os brasileiros tem o costume de esbanjar luxo exclusivo e “sem educação”, nosso objetivo é incentivar o luxo acessível, sustentável e inclusivo. São mais de 150 casas que podem ser alugadas quando não estiverem sendo usadas, além de permitir intercâmbio com propriedades do The Registry Collection. Buscamos assim incentivar a economia circular, uma compra eficiente que não deixa espaços vagos e inutilizados”, explica João M. Conde, diretor de Desenvolvimento do Casa Búzios – que assinou contrato com a Livá no ano passado.

Presente no evento, o chef Alex Atala apresentou o Resid Club & Hotels, novo empreendimento localizado na Ilha Rasa, cuja gastronomia conta com sua assinatura. “Quando vou desenvolver um novo prato, não preciso de um conceito absurdo, mas sim ingredientes de qualidade. Essa é a ideia por trás do empreendimento, cujo conceito de hospitalidade não se limita apenas a cuidar bem de quem é recebido, mas também de quem nos recebe. Estamos investindo na formação profissional da região, por meio de um esforço coletivo. Nosso objetivo não é criar escolas para que os filhos dos funcionários virem futuros funcionários, mas para que possam ter a oportunidade de se tornarem nossos gestores e até competidores”, finaliza.