Em uma iniciativa voltada para promover atividades inclusivas e sustentáveis, o Projeto Bancorbrás Social – Jornada de Inovação será lançado em junho. Idealizada pelo Instituto Bancorbrás Social, em parceria com a Phomenta, a primeira edição do projeto busca soluções inovadoras que incentivem o turismo sustentável.

O projeto oferece uma série de benefícios para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) participantes, incluindo assessorias individuais com consultoria personalizada, um capital semente de R$ 2 mil e um subsídio de R$ 45 mil para os dois projetos finalistas. Além disso, haverá um monitoramento contínuo do investimento, com visitas presenciais para garantir o sucesso das iniciativas.

As inscrições para a Jornada de Inovação estarão abertas de 4 de junho a 3 de julho de 2024. O projeto é gratuito e online, disponível para organizações de todo o país. As OSCs interessadas podem atuar em qualquer temática, mas devem ter mais de três anos de CNPJ e apresentar uma ideia inovadora para impulsionar o turismo sustentável.

Os participantes receberão apoio para validar a aplicabilidade de suas ideias ou projetos. “Estamos super felizes de lançar mais essa iniciativa em parceria com o Instituto Bancorbrás, nossos parceiros de longa data. Essa jornada é ainda mais especial, por ser um formato inovador de apoio e acompanhamento das ONGs, assim como abordar um tema que tem muito potencial a ser explorado no Brasil, o turismo sustentável”, destaca Rodrigo Cavalcante, diretor executivo da Phomenta.

De acordo com o Sustainable Travel Index de 2020, conduzido pela Euromonitor Internacional, o Brasil ocupa a 54ª posição em turismo sustentável, apesar de sua vasta riqueza em destinos naturais e áreas de conservação. O ecoturismo, ou turismo ecológico, se destaca como motivação para uma em cada quatro viagens domésticas de lazer realizadas no país em 2021, conforme revelado pelo Boletim do Turismo Doméstico Brasileiro, uma pesquisa conjunta do Ministério do Turismo e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses números indicam um potencial significativo a ser explorado por turistas e organizações interessadas em trabalhar com essa temática.

“Estamos entusiasmados em lançar a Jornada de Inovação do Bancorbrás Social, um projeto que visa catalisar o potencial do turismo sustentável comunitário em todo o Brasil”, afirmou Claudio Roberto, diretor executivo do Instituto Bancorbrás. “Acreditamos que o turismo pode ser uma força poderosa para o desenvolvimento econômico e social, desde que seja conduzido de forma responsável e inclusiva. Estamos ansiosos para ver as ideias inovadoras que surgirão e o impacto positivo que elas terão nas comunidades locais.”