Após um período de queda no movimento turístico devido às enchentes que afetaram estradas e aeroportos no Rio Grande do Sul, a Cooperativa Vinícola Aurora observou uma expressiva recuperação em julho, com um aumento significativo no número de visitantes. A empresa recebeu 14,4 mil turistas no mês, quase três vezes mais do que o registrado em junho.

O crescimento foi constatado nas três unidades da cooperativa com atrativos turísticos: Matriz e Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha.

Com o objetivo de impulsionar ainda mais o enoturismo, a Aurora, que é pioneira nesse segmento no Brasil desde 1967, quando iniciou experiências voltadas ao mundo do vinho e do suco de uva, planeja reinaugurar duas salas de degustação na unidade Matriz até o final de agosto. Entre elas está a tradicional Cave di Bacco, espaço que, desde a década de 1980, é destino de milhares de turistas todos os anos.

Ana Maria de Paris Possamai, gerente de Turismo da Aurora, acredita que a recuperação do fluxo turístico será consolidada nos próximos meses, com expectativa de aumento de visitantes de outros estados. Ana explicou que, no mês de julho, a maioria dos turistas veio do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e projeta que a reabertura do aeroporto Salgado Filho, prevista para outubro, contribuirá para a chegada de turistas de outras regiões do Brasil.

“A retomada da atividade turística está intrinsecamente ligada ao restabelecimento dos acessos e à reabertura do aeroporto. A reconstrução dos acessos é um processo demorado e, durante esse período, tivemos que nos readaptar”, afirmou Ana.

Além das salas de degustação, a cooperativa pretende inaugurar, até o final de setembro, um novo espaço com capacidade para até 80 pessoas. “Esse local, situado no terceiro andar da Matriz, poderá receber eventos corporativos e também grupos de turistas interessados em cursos de harmonização e degustação. Esses desenvolvimentos, juntamente com a reabertura do aeroporto, nos dão confiança de que teremos um bom fluxo de visitantes no final do ano”, acrescentou Ana.

Enoturismo na Aurora oferece experiências para todos os gostos

Atualmente, a Cooperativa Vinícola Aurora oferece 10 experiências distintas nas unidades Matriz e Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e em Pinto Bandeira, ambas na Serra Gaúcha.

Na Matriz, os visitantes podem fazer uma visita gratuita que explora desde a fundação da cooperativa até os lançamentos mais recentes da marca, além de participar de minicursos de degustação. No Vale dos Vinhedos, as degustações incluem as linhas premium e super premium da Aurora, com opções harmonizadas com chocolates. Já em Pinto Bandeira, a cooperativa oferece experiências ao ar livre, como o Wine Walk e piqueniques nos jardins, proporcionando uma imersão completa no ambiente dos vinhedos.