O Museu do Samba e a empresa de turismo Rio Samba Bus uniram forças para criar um novo produto turístico no Rio de Janeiro: o Tour do Samba. Com lançamento previsto para oeste sábado, feriado de 7 de setembro, a atração oferece uma experiência cultural imersiva para cariocas e turistas, combinando um passeio em ônibus panorâmico com visitas a importantes marcos do samba carioca.

O tour, que tem início em Copacabana, faz duas paradas estratégicas no Cais do Valongo, na Zona Portuária, e no Sambódromo, palco icônico dos desfiles das escolas de samba. O destino final é o Museu do Samba, localizado na Mangueira, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer exposições interativas sobre a história do samba e suas personalidades mais influentes. Além disso, o passeio inclui uma apresentação de ritmistas e passistas, finalizando com uma degustação de feijoada, prato tradicional das rodas de samba e do carnaval.

O Tour do Samba, que tem duração aproximada de 4h30min, conta com a presença de um guia especializado, passistas e uma trilha sonora temática a bordo do ônibus panorâmico. A saída está marcada para às 10h30, do Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana. Os ingressos, que custam R$ 190 por pessoa, estão disponíveis para compra no site oficial do Rio Samba Bus.

Nilcemar Nogueira, fundadora e diretora do Museu do Samba, expressou sua satisfação com a parceria, “Eu já acalentava há
muito tempo o sonho de ter um tour pelos pontos de grande referência de nascimento do samba carioca e que levasse o turista a conhecer o samba na essência de suas formas de expressão, incluindo música, dança e gastronomia. Mas faltava o parceiro ideal, que tivesse a estrutura para essa logística e, ainda, uma visão cultural do turismo”, destacou.

Jorge Oliveira, sócio da Rio Samba Bus, acredita que a iniciativa inédita será um sucesso, proporcionando aos turistas uma vivência autêntica. “Este produto é inédito e tem como foco compartilhar experiências através da cultura, da música e da história da nossa cidade. O Museu do Samba é uma instituição de referência, por isso acreditamos no sucesso dessa parceria. Trabalhamos para que o turista possa tirar o melhor proveito do seu passeio, aliando diversão com uma vivência autêntica e única, bebendo nas fontes em que o samba nasceu e se desenvolveu”, aposta Oliveira.