A Solojet Aviação, com sede em Jundiaí (SP), anunciou o retorno de sua parceria com a norte-americana Tamarack, empresa especializada no desenvolvimento de winglets para jatos executivos. A Solojet passa a ser novamente uma unidade certificada para a instalação dos Active Winglets da Tamarack em aeronaves da família Cessna Citation Jet, incluindo os modelos CJ1, CJ1+, CJ2, CJ2+, CJ3, CJ3+, M2 e M2 Gen2.

Dispositivo Winglets (Foto: Divulgação)

Esses winglets, homologados pelas autoridades aeronáuticas dos EUA (FAA) e da Europa (EASA), bem como pela Anac no Brasil, são exclusivos da Solojet no país. Cerca de 10% da frota CitationJet no mundo já foi atualizada com a tecnologia. Winglets são dispositivos instalados nas extremidades das asas, que aumentam o desempenho da aeronave, melhorando a economia de combustível, alcance e estabilidade.

“A retomada da parceria vem em boa hora, pois a aviação executiva está vivendo um momento positivo, com alta demanda de voos, e busca constante por melhorias de performance e eficiência”, disse André Bernstein, CEO da Solojet Aviação.

A Tamarack Aerospace Group, criadora da tecnologia SMARTWINGTM, busca aprimorar a performance e sustentabilidade de aeronaves comerciais, militares e executivas. A tecnologia patenteada oferece vantagens como aumento de alcance, economia de combustível e maior segurança operacional.