O Grupo Latam lançou a “Amelia”, uma plataforma de inteligência artificial (IA) generativa que visa melhorar a gestão de tempo e eficiência dos 35 mil funcionários da companhia em seis países. A plataforma, desenvolvida em parceria com a OpenAI, incorpora tecnologias como GPT-4 e DALL-E 3, e tem o objetivo de descentralizar o uso da IA, oferecendo aos colaboradores ferramentas para otimizar suas rotinas de trabalho.
Segundo Juliana Rios, vice-presidente de Digital e TI do Grupo Latam, o uso de inteligência artificial na companhia já demonstrou sucesso na experiência do cliente, o que motivou a expansão da tecnologia para os funcionários. “Queremos permitir que todos os setores da Latam utilizem IA para otimizar suas atividades de forma segura, em um ambiente controlado”, explicou.
A plataforma Amelia oferece três ferramentas principais. São elas:
Chat Livre: chatbot oficial da Latam desenvolvido a partir da tecnologia GPT-4 da OpenAI, a ferramenta funciona como assistente virtual para agilizar algumas tarefas principalmente dos funcionários administrativos da companhia. Por meio da interação por texto ou áudio com o assistente, é possível obter auxílio na resolução de problemas, traduzir textos para diversos idiomas, ter suporte em redação e revisão de textos, na organização de tarefas, agendas e informações e realizar pesquisas sobre conhecimentos gerais, dentre outras funções.
Imagens: ferramenta que permite ao usuário da Latam dar asas à imaginação, gerando imagens a partir de descrições de texto para ilustrar materiais corporativos internos. A ferramenta foi construída a partir do DALL-E 3, versão avançada do modelo da OpenAI para geração de elementos visuais.
RH+: ferramenta para acompanhar o colaborador em sua jornada, reunindo informações sobre recursos operacionais da empresa, benefícios, sistemas e dúvidas sobre o ambiente de trabalho. A ferramenta utiliza inteligência artificial abastecida por um banco de dados da Latam para responder às dúvidas do usuário, interagindo com ele por meio de chat de texto ou voz, com foco na acessibilidade.
O nome “Amelia” é uma homenagem à aviadora Amelia Earhart, pioneira na aviação e defensora dos direitos das mulheres. Nascida em 24 de julho de 1897 nos Estados Unidos, ela foi a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico, um feito que realizou em 1932. Earhart também estabeleceu vários outros recordes de voo e escreveu livros sobre suas experiências na aviação. Em 1937, durante uma tentativa de circunavegar o globo, ela desapareceu sobre o Oceano Pacífico e nunca foi encontrada, tornando-se uma figura lendária na história da aviação.
Agenda