Brasília (DF) – Na 51ª edição da Abav Expo, feira de Turismo que ocorre entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF) , a Arena Estratégia foi palco de uma das discussões mais relevantes para o comércio turístico: a importância dos direitos dos consumidores no setor de turismo. A palestra foi conduzida pelo Leonardo Bessa, desembargador do TJDFT, que trouxe reflexões cruciais sobre a relação entre os profissionais do setor e seus clientes, com foco na transparência e proteção do consumidor.
Durante a sua apresentação, Bessa reforçou a centralidade da informação clara e adequada como o principal instrumento para garantir a segurança e o bem-estar dos consumidores. O desembargador assumiu a responsabilidade das empresas em fornecer informações detalhadas sobre os serviços oferecidos, suas características e eventuais riscos associados, pontuando que a falta de clareza pode acarretar em problemas legais e prejudicar a relação com o consumidor.
Segundo ele, a ausência de informações pode ser considerada um dos maiores problemas no relacionamento entre empresas de turismo e seus clientes. Isso porque, além de restringir o direito de escolha do consumidor, a falta de transparência pode resultar em publicidades enganosas e, até mesmo, em acidentes de consumo – situações em que o cliente é prejudicado por falhas na prestação do serviço ou na entrega de um produto.
“A palavra-chave da palestra, o cuidado que os profissionais do turismo têm que ter em relação aos seus consumidores é informação. Informação clara, adequada, sobre a qualidade, as características do serviço que está oferecendo. A ausência de informação pode caracterizar uma publicidade enganosa. A ausência de informação dificulta o direito de escolha do consumidor. Um consumidor informado pode escolher quem é o que mais lhe atender, o fornecedor A, B, C ou D”, destacou Bessa.
O desembargador deu exemplos práticos de como a falta de informações adequadas pode gerar prejuízos. Ele apresenta situações em que a ausência de aviso sobre a periculosidade de um produto ou serviço causado em acidentes de consumo. De acordo com Bessa, a responsabilidade da empresa nesses casos está diretamente relacionada à quantidade e à qualidade das informações prestadas sobre o serviço oferecido.
Além disso, Bessa destacou que as empresas que prezam pela transparência conseguem conquistar consumidores mais satisfeitos e honestos. Para ele, esclarecer as informações não é apenas uma obrigação legal, mas uma estratégia que fortalece a relação de confiança entre empresa e cliente, contribuindo para o sucesso a longo prazo. O palestrante também frisou a necessidade de uma atualização constante por parte dos profissionais do turismo em relação às legislações de proteção ao consumidor. Em um setor dinâmico como o turismo, onde produtos e serviços são oferecidos a uma gama variada de públicos, manter-se atualizado sobre os direitos dos consumidores é essencial para evitar conflitos e oferecer uma experiência de viagem segura e satisfatória.
A Brasilturis realiza a cobertura da 51ª Abav Expo com o apoio do Manhattan Plaza Hotel da rede Plaza Brasília Hotéis, da Mundi Transport Executive e com proteção Affinity Seguro Viagem.
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