BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Lei geral do turismo: uma brecha para salvar os agentes de viagens

A 51ª ABAV Expo trouxe à tona debates essenciais sobre o futuro do turismo no Brasil, com foco na Lei Geral do Turismo e na responsabilidade dos agentes de viagens. Em um cenário onde os agentes frequentemente são responsabilizados em processos judiciais, a discussão liderada por Marcelo Oliveira, assessor jurídico da ABAV, e Wilken Souto, chefe da assessoria especial de assuntos técnicos do Ministério do Turismo, destacou a importância de reconfigurar o papel dos agentes como mediadores.

Marcelo Oliveira expressou sua esperança em um alinhamento entre o governo federal e o setor e enfatiza:  “A questão da responsabilidade solidária traz uma grande esperança. O que o sistema vê é um compromisso do Ministério do Turismo e do próprio governo federal, que já foi esplanado pela presidência da República.” A reinterpretação da Lei Geral do Turismo poderia proporcionar maior proteção aos agentes de viagens, reconhecendo sua função intermediária e não como responsáveis diretos pelos serviços que não oferecem.

“Precisamos buscar um meio do caminho, que o consumidor entenda o que contratou e que tenha proteção, mas que também preserve a atividade econômica”, afirmou Marcelo, destacando a necessidade de um equilíbrio entre a proteção do consumidor e a sustentabilidade do setor de agenciamento.

Wilken Souto reforçou a importância do diálogo entre o setor público e privado, reafirmando que as iniciativas do governo buscam fortalecer as agências, sem comprometer a proteção dos consumidores. Essa abordagem colaborativa pode levar a um novo entendimento da responsabilidade solidária, colocando os agentes como mediadores essenciais no processo de prestação de serviços turísticos.

A palestra ressaltou a urgência de revisar a Lei Geral do Turismo, uma mudança que pode ser crucial para criar um ambiente mais justo e sustentável para agentes de viagens e consumidores. Marcelo concluiu: “Deixar empresas de pé é fundamental. Resolver um problema isolado pode detonar várias outras empresas e consumidores que não têm nada a ver com a história.”

O Brasilturis realiza a cobertura da 51ª Abav Expo com o apoio do Manhattan Plaza Hotel da rede Plaza Brasília Hotéis, da Mundi Transport Executive e com proteção Affinity Seguro Viagem.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Perfil de viajante: 19 milhões de...

De acordo com levantamento, a maioria tem entre 24 e 38 anos, compra online e participa de programas de milhas

Costa Cruzeiros e Universal Assistance oferecem...

Ação vale para embarques em 2025 e 2026 e contempla todos os cruzeiros da Costa vendidos até 30 de setembro

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS