No último Dia Mundial do Turismo, celebrado no dia 27 de setembro, o distrito de Cayo, em Belize, foi palco da primeira edição do World Sustainable Travel and Hospitality Awards. Líderes em viagens sustentáveis, indicados ao prêmio, funcionários governamentais e representantes de organizações locais participaram do prestigiado evento.

A premiação reconhece, celebra e compartilha histórias de pessoas e organizações ao redor do mundo que estão impulsionando mudanças e fazendo contribuições significativas para o turismo e a hospitalidade em matéria de sustentabilidade. Este ano, foram reconhecidas pessoas e organizações em 21 categorias. As candidaturas foram analisadas pela Nova School of Business and Economics, de Lisboa (Portugal), após o que foi realizada uma votação pública para determinar os vencedores de cada categoria.

Belize foi eleito o “Destino Sustentável Líder”. Especificamente, foi destacado o Blue Bond de Belize, um modelo inovador que combina a redução da dívida com o financiamento a longo prazo da conservação marinha. Tal iniciativa é fundamental para criar resiliência climática e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Do ponto de vista do turismo, o Blue Bond não apenas destaca o papel pioneiro e de liderança de Belize na conservação ambiental, mas também reforça o compromisso dos setores público e privado com o desenvolvimento do turismo sustentável a longo prazo.

Além disso, três categorias foram dedicadas ao reconhecimento dos esforços locais de Belize no âmbito do turismo sustentável:

  • Projeto Líder de Patrimônio Cultural Sustentável – Che’il Mayan Chocolate
  • Melhor Iniciativa Sustentável de Conservação Marinha – Turneffe Atoll Sustainability Association.
  • Programa Líder de Participação Comunitária Sustentável – Belize Tourism Industry Association

“Estamos incrivelmente orgulhosos das conquistas de Belize. Esses triunfos refletem o profundo compromisso de nossa nação com a sustentabilidade e o turismo responsável. Belize está dando um exemplo mundial de como o turismo e a conservação podem andar de mãos dadas em benefício do nosso povo e do planeta”, afirmou Anthony Mahler, ministro do Turismo do país, .

Orlando Habet, ministro de Desenvolvimento Sustentável e Mudança Climática de Belize, destacou ainda os esforços contínuos do governo para garantir que a sustentabilidade ambiental continue sendo uma prioridade para o país. Sua presença refletiu o interesse do ministério em equilibrar o desenvolvimento com a conservação dos recursos naturais do destino.

Belize

Anthony Mahler, ministro do Turismo de Belize, liderou comitiva do Belize Tourism Board. Foto: Divulgação

Enquanto que o Abner André Pérez,  ministro da Economia Azul e Gestão de Riscos de Desastres, celebrou o Blue Bond como um marco no caminho para a sustentabilidade do destino, especialmente no setor da conservação marinha. Ele pontuou a importância desses mecanismos financeiros inovadores para proteger os recursos marinhos.

O Conselho de Turismo de Belize expressa sua gratidão a todas as partes interessadas e aos parceiros de turismo e sustentabilidade por sua dedicação inabalável e árduo trabalho. Esses prestigiosos prêmios destacam os avanços significativos do destino em direção a um futuro sustentável. À medida que a indústria turística continua a evoluir, o país mantém o compromisso de promover iniciativas que salvaguardem os recursos naturais e patrimônio cultural de Belize, garantindo um legado positivo e duradouro para as futuras gerações.

Para mais informações sobre os Prêmios Mundiais de Turismo e Hospitalidade Sustentáveis, visite o site oficial.