Em setembro, o programa Avião Solidário da Latam transportou gratuitamente mais de 18 toneladas de doações e 125 pessoas por todo o Brasil, reforçando seu compromisso social. Entre os beneficiados estavam voluntários e profissionais da saúde de diversas ONGs, como Por1Sorriso e Amigos do Bem, além de jovens formados pela Cufa e participantes de eventos como o Rock in Rio e o Seminário Internacional Autismo e Educação Inclusiva.

A ação da Latam incluiu o envio de equipamentos médicos, alimentos, água e kits de higiene para comunidades carentes em regiões como o sertão nordestino e o Amazonas. “A premiação é baseada em avaliações e experiências pessoais dos viajantes, ou seja, esse tipo de reconhecimento só reforça nosso comprometimento em melhorar cada vez mais a qualidade do destino”, reforça Raquel Argentino, gerente de Sustentabilidade e Impacto Social da Latam Brasil.

Conservação da Fauna Brasileira

Além de ações humanitárias, o Avião Solidário contribuiu para a conservação da biodiversidade. Em parceria com a Azab, nove animais silvestres foram transportados para programas de preservação, incluindo aves como jacutingas e jacucacas, e primatas como o sauim-de-coleira. Esses animais foram deslocados entre diversos estados brasileiros para garantir sua proteção e sobrevivência.

Outro ponto importante da atuação do Avião Solidário é sua resposta rápida em emergências ambientais. Em setembro, foram transportados purificadores de água e alimentos para animais atingidos pelos incêndios no Pantanal e Mato Grosso do Sul. Essas ações de apoio à fauna e comunidades locais reforçam o papel fundamental da Latam na promoção de iniciativas de responsabilidade social e ambiental.

O programa Avião Solidário já beneficiou milhares de pessoas e animais desde sua criação. Com mais de 13 anos de atuação, já transportou mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais, demonstrando a relevância da Latam no apoio a causas sociais e ambientais.