O município de Varre-Sai, localizado na região turística Águas do Noroeste, no interior Fluminense,  foi o cenário do famtour da terceira etapa do programa Turismo Rural RJ. Durante a experiência, que ocorreu durante o fim de semana, influenciadores digitais tiveram oportunidade de explorar diversos atrativos rurais presentes no Guia do Turismo Rural, lançado pelo Governo do Estado.

“Os famtours são essenciais para mostrar as belezas e todo o potencial do nosso turismo. Acreditamos que, ao proporcionar experiências diretas aos agentes de viagens, incluindo os influenciadores digitais, impulsionamos a divulgação do que os agentes vão vender, fortalecendo assim a promoção do nosso estado como um destino turístico de excelência”, afirma Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo.

Com essa ação, a Setur-RJ e a TurisRio reforçam seu compromisso em diversificar as opções de turismo no estado, convidando os visitantes a descobrir as belezas e encantos do Turismo Rural, que vem crescendo cada vez mais, principalmente, no interior do estado.

Para o vice-presidente da TurisRio, e coordenador do programa Turismo Rural RJ, Pablo Kling, ao promover o Turismo Rural, podemos apoiar a geração de empregos e aumento de renda para a comunidade local, estimulando a economia do município. “Os turistas frequentemente consomem produtos locais, o que beneficia agricultores e pequenos negócios. Promover o turismo em áreas rurais ajuda a descentralizar as atividades turísticas, que costumam estar concentradas em grandes cidades, proporcionando uma experiência alternativa para os turistas”, complementa Kling.

“A Setur-RJ e a TurisRio foram muito parceiras para chegarmos até esse ponto, de termos roteiros estruturados que podemos apresentar agora. Esse famtour serviu também para constatar que Varre-Sai está realmente na rota turística do estado”, pontuou Fátima Pimentel, secretária de Turismo de Varre-Sai.

A influenciadora Cátia Costa (@catitapelomundo), também aprovou a proposta e os atrativos. “Sensacional! Experiência encantadora! Todos os atrativos muito interessantes, e um povo muito acolhedor”, exclamou Cátia.

Thaís Pelegrini, influenciadora natural de Varre-Sai, também participou do famtour. “Oportunidade maravilhosa! Poder divulgar a cidade que vivo e amo é ajudar a desenvolver toda a cidade”, declarou.

O roteiro foi cuidadosamente planejado para oferecer uma experiência completa, combinando gastronomia, cultura e muita ruralidade. O famtour foi uma verdadeira viagem sensorial pela rota do café em Varre-Sai. A visita a produtores renomados, como o Café Pellegrini e o Café Rodolphi, proporcionou uma experiência única aos participantes.

A rica história da região, com seus casarões antigos e igrejas, se somou à beleza natural dos sítios e ateliês, compondo um roteiro turístico completo e memorável. A experiência reforça o papel do café como motor da economia local e posiciona Varre-Sai como um destino imperdível para os amantes da bebida e da cultura.

Importante destacar que o café é a “mola mestra” da economia de Varre-Sai, que responde por 30% da produção de café do estado do Rio de Janeiro, tornando-se o maior produtor e garantindo o título de “Capital Estadual do Café”.

Todas as visitas foram guiadas pela secretária de turismo do município, que é também uma empreendedora do setor. Ela é proprietária do Sítio Velho Moinho, com uma hospedagem encantadora, que oferece visitas ao seu vinhedo, onde são produzidos vinhos deliciosos.