A Aena comemora um ano de administração dos aeroportos de Ponta Porã e Corumbá, no Mato Grosso do Sul, com a declaração de diversas melhorias que proporcionam mais conforto aos passageiros e maior eficiência operacional. Desde que trabalhou na gestão de dois terminais, a empresa já implementou várias ações para modernizar a infraestrutura, com destaque para os aprimoramentos realizados no terminal de Ponta Porã e no Aeroporto de Corumbá. Mais investimentos previstos estão previstos a partir do início das obras estruturais, que terão início no próximo ano.
Em Ponta Porã, a modernização do terminal inclui nova pintura, atualização do sistema elétrico e reconfiguração da sala de embarque. A expedição também adicionou totens com tomadas para carregamento de dispositivos móveis e instalou novos painéis informativos sobre os voos. A acessibilidade foi ampliada com a implementação de uma rampa de embarque, e o aeroporto ainda ganhou uma nova viatura para a equipe de operações, além de melhorias nas torres de iluminação e na sinalização das pistas e pátios.
No Aeroporto de Corumbá, a Aena focou em oferecer mais conforto aos passageiros, com a melhoria da climatização e nova pintura do terminal. No setor operacional, a empresa adquiriu uma nova viatura e revitalizou as sinalizações horizontais na pista e pátio de aeronaves, aumentando a segurança e a eficiência.
Início das obras de modernização
Seguindo o cronograma do edital de concessão, a Aena tem até junho de 2026 para concluir as obras de modernização. A contratação da construtora responsável está na fase final, e o início das obras está previsto para os próximos meses. Entre as melhorias, estão a ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto de Ponta Porã, que passa de 800 m² para 2.600 m², e a construção de novas áreas de segurança no final das pistas, além da adição de três novas posições para aeronaves. Em Corumbá, o terminal será ampliado em 50%, passando de 1.950 m² para 2.850 m², e o pátio de aeronaves será ampliado, com quatro novas posições para aviões comerciais e de aviação geral.
Agenda