A Expo Abla 2024, realizada em São Paulo, foi palco para discussões relevantes sobre segurança e inovação no setor de locação automotiva. Especialistas do mercado destacaram como a tecnologia e a blindagem de veículos estão remodelando a experiência de passageiros e motoristas, além de abrir novas frentes de negócio.

Blindagem em alta

Rafael Teixeira, diretor Regional da Abla- PA e CEO da Norauto Rent a Car, apontou o crescimento expressivo da frota de veículos blindados no Brasil. Segundo ele, “durante o primeiro semestre de 2024, no Rio de Janeiro, a frota de veículos blindados representou 80% do total registrado no ano passado, o que demonstra que o setor está super aquecido.”

Com a expectativa de um crescimento de 9% até o final do ano, a frota nacional deve alcançar 30 mil unidades, sendo que São Paulo lidera o mercado, com 85% das operações. Apesar disso, Teixeira ressalta que a blindagem não deve ser vista como uma solução única: “O ponto principal deve ser o planejamento e o uso de tecnologia para garantir a segurança dos ocupantes do veículo.”

O executivo também destacou as oportunidades no setor para empresas que oferecem serviços como aluguel de veículos blindados, transporte executivo e aplicativos focados em mobilidade segura.

Tecnologia acessível, mas desafiadora

Fernando Piñeiro Mejuto, gerente Nacional de vendas diretas locadoras na General Motors do Brasil, abordou o equilíbrio entre segurança obrigatória e acessibilidade financeira nos veículos. “Hoje, os carros já contam com diversos recursos de segurança exigidos por lei, como airbags e freios ABS. No entanto, o custo do carro no Brasil já é muito alto, o que acaba restringindo o acesso de uma parcela significativa da população”, afirmou.

Mesmo com essa limitação, modelos como o Onix e o Onix Plus têm se destacado globalmente, oferecendo tecnologias avançadas mesmo em versões mais simples.

Blindagem artesanal com garantia de qualidade

Everton Kurdejak, vice-presidente Comercial da Carbon, trouxe à tona os desafios do processo de blindagem, que ele descreveu como “muito manual, quase artesanal.” A diversidade de marcas e modelos blindados pelas empresas aumenta a complexidade, mas Kurdejak reforçou que a Carbon adota procedimentos rigorosos para manter a qualidade.

“Isso inclui inspeções detalhadas, materiais de alta performance e uma equipe altamente capacitada para atender aos mais variados desafios técnicos”, explicou o executivo.

A Expo Abla 2024 reforçou como a integração de segurança, tecnologia e inovação está moldando o futuro do setor automotivo, trazendo novas oportunidades para locadoras e empresas de mobilidade.