BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Expo Abla: Segurança e tecnologia moldam o futuro do setor

A Expo Abla 2024, realizada em São Paulo, foi palco para discussões relevantes sobre segurança e inovação no setor de locação automotiva. Especialistas do mercado destacaram como a tecnologia e a blindagem de veículos estão remodelando a experiência de passageiros e motoristas, além de abrir novas frentes de negócio.

Blindagem em alta

Rafael Teixeira, diretor Regional da Abla- PA e CEO da Norauto Rent a Car, apontou o crescimento expressivo da frota de veículos blindados no Brasil. Segundo ele, “durante o primeiro semestre de 2024, no Rio de Janeiro, a frota de veículos blindados representou 80% do total registrado no ano passado, o que demonstra que o setor está super aquecido.”

Com a expectativa de um crescimento de 9% até o final do ano, a frota nacional deve alcançar 30 mil unidades, sendo que São Paulo lidera o mercado, com 85% das operações. Apesar disso, Teixeira ressalta que a blindagem não deve ser vista como uma solução única: “O ponto principal deve ser o planejamento e o uso de tecnologia para garantir a segurança dos ocupantes do veículo.”

O executivo também destacou as oportunidades no setor para empresas que oferecem serviços como aluguel de veículos blindados, transporte executivo e aplicativos focados em mobilidade segura.

Tecnologia acessível, mas desafiadora

Fernando Piñeiro Mejuto, gerente Nacional de vendas diretas locadoras na General Motors do Brasil, abordou o equilíbrio entre segurança obrigatória e acessibilidade financeira nos veículos. “Hoje, os carros já contam com diversos recursos de segurança exigidos por lei, como airbags e freios ABS. No entanto, o custo do carro no Brasil já é muito alto, o que acaba restringindo o acesso de uma parcela significativa da população”, afirmou.

Mesmo com essa limitação, modelos como o Onix e o Onix Plus têm se destacado globalmente, oferecendo tecnologias avançadas mesmo em versões mais simples.

Blindagem artesanal com garantia de qualidade

Everton Kurdejak, vice-presidente Comercial da Carbon, trouxe à tona os desafios do processo de blindagem, que ele descreveu como “muito manual, quase artesanal.” A diversidade de marcas e modelos blindados pelas empresas aumenta a complexidade, mas Kurdejak reforçou que a Carbon adota procedimentos rigorosos para manter a qualidade.

“Isso inclui inspeções detalhadas, materiais de alta performance e uma equipe altamente capacitada para atender aos mais variados desafios técnicos”, explicou o executivo.

A Expo Abla 2024 reforçou como a integração de segurança, tecnologia e inovação está moldando o futuro do setor automotivo, trazendo novas oportunidades para locadoras e empresas de mobilidade.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Companhia aérea Voepass tem licença cassada...

Decisão ocorre após operação assistida e suspensão iniciada em março; empresa perdeu capacidade de supervisão e não poderá mais operar voos

Latam expande serviço com Audi no...

Parceria com a Audi inclui frota premium de veículos elétricos e reforça estratégia de fidelização e serviços diferenciados da Latam

Fique atento! Medicamentos comuns no Brasil...

Dipirona, Ritalina e até descongestionantes estão na lista de remédios vetados em vários países; viajantes devem redobrar a atenção

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS