BRL - Moeda brasileira
EUR
6,36
USD
5,65

Expo Abla: Segurança e tecnologia moldam o futuro do setor

A Expo Abla 2024, realizada em São Paulo, foi palco para discussões relevantes sobre segurança e inovação no setor de locação automotiva. Especialistas do mercado destacaram como a tecnologia e a blindagem de veículos estão remodelando a experiência de passageiros e motoristas, além de abrir novas frentes de negócio.

Blindagem em alta

Rafael Teixeira, diretor Regional da Abla- PA e CEO da Norauto Rent a Car, apontou o crescimento expressivo da frota de veículos blindados no Brasil. Segundo ele, “durante o primeiro semestre de 2024, no Rio de Janeiro, a frota de veículos blindados representou 80% do total registrado no ano passado, o que demonstra que o setor está super aquecido.”

Com a expectativa de um crescimento de 9% até o final do ano, a frota nacional deve alcançar 30 mil unidades, sendo que São Paulo lidera o mercado, com 85% das operações. Apesar disso, Teixeira ressalta que a blindagem não deve ser vista como uma solução única: “O ponto principal deve ser o planejamento e o uso de tecnologia para garantir a segurança dos ocupantes do veículo.”

O executivo também destacou as oportunidades no setor para empresas que oferecem serviços como aluguel de veículos blindados, transporte executivo e aplicativos focados em mobilidade segura.

Tecnologia acessível, mas desafiadora

Fernando Piñeiro Mejuto, gerente Nacional de vendas diretas locadoras na General Motors do Brasil, abordou o equilíbrio entre segurança obrigatória e acessibilidade financeira nos veículos. “Hoje, os carros já contam com diversos recursos de segurança exigidos por lei, como airbags e freios ABS. No entanto, o custo do carro no Brasil já é muito alto, o que acaba restringindo o acesso de uma parcela significativa da população”, afirmou.

Mesmo com essa limitação, modelos como o Onix e o Onix Plus têm se destacado globalmente, oferecendo tecnologias avançadas mesmo em versões mais simples.

Blindagem artesanal com garantia de qualidade

Everton Kurdejak, vice-presidente Comercial da Carbon, trouxe à tona os desafios do processo de blindagem, que ele descreveu como “muito manual, quase artesanal.” A diversidade de marcas e modelos blindados pelas empresas aumenta a complexidade, mas Kurdejak reforçou que a Carbon adota procedimentos rigorosos para manter a qualidade.

“Isso inclui inspeções detalhadas, materiais de alta performance e uma equipe altamente capacitada para atender aos mais variados desafios técnicos”, explicou o executivo.

A Expo Abla 2024 reforçou como a integração de segurança, tecnologia e inovação está moldando o futuro do setor automotivo, trazendo novas oportunidades para locadoras e empresas de mobilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Hilton assina DoubleTree na Serra da...

Novo hotel da Hilton terá 201 quartos, acesso ao Lago de Furnas e estrutura de lazer voltada ao turismo de natureza e famílias

Procon multa Hurb por não cumprir...

Hurb foi autuada pelo Procon após 15 reclamações por descumprimento de contrato e não devolução de valores aos consumidores

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Velle celebra 10 anos com expansão...

Velle Representações comemora uma década com 19 marcas no portfólio e crescimento de 60% nos embarques em cruzeiros fluviais e iates

Teresa Perez passa a integrar painel...

Agência oferecerá vantagens exclusivas no terminal premium de Guarulhos e distribuirá revista própria aos passageiros

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS