A Latam estreou no último sábado (30) a nova rota Fortaleza-Santiago, reforçando sua presença no Nordeste brasileiro e sua liderança na conectividade internacional. O voo inaugural, com 140 passageiros e 80% de ocupação, foi marcado por uma cerimônia no Aeroporto de Fortaleza, com a participação de autoridades locais e representantes da companhia aérea e da Fraport Brasil, gestora do terminal.
Com uma operação semanal, o voo Fortaleza-Santiago é realizado aos sábados, partindo às 14h45 (hora local) e retornando aos domingos, decolando às 6h00 de Santiago. A nova rota reduz em até três horas o tempo de viagem entre as capitais cearense e chilena, comparado a viagens com conexão em São Paulo. “Além de Santiago, os passageiros partindo de Fortaleza agora podem chegar com facilidade a Auckland, Sydney, Melbourne, além de outros destinos no próprio Chile, como a Ilha de Páscoa, Calama e Punta Arenas”, destaca Eduardo Macedo, gerente de Assuntos Públicos da Latam Brasil.
Fortaleza como centro estratégico
O aeroporto de Fortaleza consolida-se como o principal hub da Latam no Nordeste, operando 12 destinos nacionais e, agora, duas rotas internacionais: Miami e Santiago. De janeiro a outubro de 2024, o terminal registrou 60 mil passageiros em voos internacionais.
Yrwana Albuquerque, secretária de Turismo do Ceará, ressaltou a importância da nova conexão. “O voo Fortaleza-Santiago é um marco importante na conexão aérea do Ceará com o restante da América do Sul”, disse, destacando o impacto na movimentação turística e no desenvolvimento econômico do estado.
Expansão contínua da Latam
Em 2024, a Latam ampliou sua malha aérea no Brasil, adicionando mais de 1,3 milhão de assentos domésticos e inaugurando rotas internacionais como Brasília-Santiago e Recife-Santiago. Com presença em 90 aeroportos internacionais e liderança em participação de mercado no Brasil, a companhia segue investindo no crescimento sustentável do setor aéreo.
Agenda