A terceira edição do Integra BWT, que ocorreu de 20 a 25 de outubro, reuniu 150 profissionais do Turismo de diversas regiões do Brasil com o objetivo de promover capacitação e experiências imersivas em Foz do Iguaçu. O evento, realizado em parceria com o Governo do Paraná, Viaje Paraná, Foz do Iguaçu Destino do Mundo e Wish Hotels & Resorts, ofereceu aos agentes a oportunidade de se tornarem especialistas no destino, intensificando suas habilidades de venda e seu conhecimento das atrações da cidade, com foco no fortalecimento do setor na região.
O evento foi criado em 2022 como uma iniciativa bianual, mas o sucesso da edição realizada no início de 2024, em Curitiba e Campos Gerais, impulsionou uma nova edição ainda este ano. De acordo com Adonai Arruda Filho, CEO da BWT Operadora, o Integra BWT é um modelo que se mostra muito eficaz para o fomento do Turismo regional. “É uma forma de ampliar o conhecimento dos agentes de viagens e, consequentemente, gerar mais negócios. Foz do Iguaçu é um destino único, e é fundamental que quem o vende saiba transmitir todo o valor e a diversidade de atrações que o local oferece”, afirmou.
A programação geral contou com o primeiro dia dedicado às capacitações e rodadas de negócios. Desta forma, os agentes puderam compreender a profundidade que Foz do Iguaçu representa para o Turismo nacional, trazendo novidades sobre o que está por vir, incluindo o crescente segmento de ecoturismo. Além disso, as rodadas de negócios concedeu a oportunidade de estreitar o relacionamento entre fornecedores e agências de viagens, que puderam entender todos os diferenciais de cada produto.
Desta vez, participaram do evento 120 agentes de viagens representando empresas de dez estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Amazonas, Pará e Rondônia Segundo Gabriel Cordeiro, diretor Geral da BWT Operadora, “o objetivo do encontro foi fortalecer o conhecimento sobre o destino e melhorar as estratégias de venda para Foz do Iguaçu”.
Irapuan Cortes Santos, diretor-presidente do Viaje Paraná, órgão responsável pela promoção do destino, afirmou que a iniciativa da BWT em Foz do Iguaçu é de suma importância para capacitar agentes de viagens de todo o Brasil e reforçar a importância do Paraná no cenário turístico nacional e internacional.
“Foz do Iguaçu, sendo uma das sete maravilhas naturais do mundo, é um ícone que não pode ser dissociado do Turismo do estado e do Brasil. Em 2025, o Viaje Paraná continuará apoiando as ações da BWT, uma empresa paranaense com grande relevância para o setor”, completou.
Panorama paranaense
No Paraná, os números de janeiro deste ano apontam um crescimento de 2% no Turismo da região. No comparativo com o ano passado, o crescimento foi de 2,8%. No primeiro mês do ano, 164.530 visitantes de outros países escolheram conhecer os municípios paranaenses de Leste a Oeste.
O Parque Nacional do Iguaçu – que abriga as Cataratas do Iguaçu – registrou a visita de 204.057 turistas e moradores da região no mês de julho. Os estrangeiros representam 36,4% da visitação. Dados de janeiro a julho mostram ainda que a unidade de conservação já recebeu 1.057.397 pessoas em 2024.
Ao todo, 124 nacionalidades conectaram-se à Maravilha Mundial da Natureza até a metade do ano. Os países com mais representantes no mês foram: Brasil, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Uruguai e França, respectivamente.
Visitantes de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, estiveram presentes no parque em julho. Os paranaenses lideram a lista, com mais de 38 mil visitas. Em seguida estão os visitantes advindos de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Hotelaria parceira
Os 150 profissionais de Turismo tiveram a oportunidade de se hospedar no Wish Resort & Hotel, parceiro da BWT, para essa semana de capacitação. O empreendimento conta com estrutura de luxo e lazer, com suítes confortáveis, piscinas e espaços gastronômicos, oferecendo descanso após uma programação intensa. Além da localização estratégica, com acesso rápido aos pontos turísticos, o Wish foi fundamental para proporcionar uma hospedagem integrada à proposta do evento.
Como anfitriã, Juliana Nogueira, gerente de Vendas Nacional do Wish, destacou a importância de receber um grupo como este, o impacto positivo para o hotel e a imersão proporcionada.
“Receber esse grupo de agentes de viagens é uma grande oportunidade, pois eles se tornam multiplicadores das nossas vendas. Cada um deles leva a experiência vivida aqui para suas regiões e agências de atuação. Isso é algo que nenhuma apresentação em sala de eventos ou capacitação teórica consegue oferecer. Para nós, essa imersão no hotel e na hotelaria de Foz do Iguaçu é o melhor investimento”, ressalta.
Vivência completa em Foz do Iguaçu
Além das capacitações realizadas no primeiro dia, os participantes realizaram uma jornada completa por Foz do Iguaçu, a começar com visita ao Parque das Aves, onde puderam explorar uma trilha acessível de 1,8 quilômetro, imergindo na rica biodiversidade da Mata Atlântica. Em seguida, foram ao Dream Park, onde desfrutaram de atrações como o Museu de Cera e o Vale dos Dinossauros, finalizando com um almoço no Dreams Motor Show.
A tarde foi marcada por uma visita ao Wonder Park, onde os participantes conheceram o Movie Cars e assistiram ao espetáculo de águas dançantes, acompanhado de coquetel.
No terceiro dia, os participantes conheceram a Itaipu Binacional, uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, líder mundial em energia limpa e renovável, onde realizaram uma visita panorâmica. A atividade incluiu paradas no Mirante Central e no Mirante Vertedouro, além de um guia que inclui a história da usina e curiosidades sobre sua construção.
Após a visita, o grupo visitou o Blue Park, conhecido como a terceira maior praia termal com ondas do mundo, onde desfrutaram de diversas atrações. Inaugurado no final de 2018, pelo Grupo Mabu, o empreendimento continua a se expandir. Em 2024, o parque investiu R$ 10 milhões na nova atração Super Maverick, um toboágua com mega curva de 360 graus, projeções translúcidas e uma rampa que atinge até 60 quilômetros por hora. Além disso, o parque se destaca pelo uso consciente de recursos naturais, reciclando toda a água utilizada em suas atrações.
O dia foi encerrado com um passeio no Kattamaram ao pôr do sol, acompanhado de um jantar sobre o lago Itaipu, na fronteira entre Brasil e Paraguai, com vista para a Ponte da Amizade e o encontro das águas entre os rios Iguaçu e Paraná.
Para encerrar a programação do Integra, a BWT preparou uma celebração especial do amanhecer nas Cataratas do Iguaçu. Os agentes conheceram de perto as águas de uma das maravilhas naturais do mundo, uma vista única e incomparável, e almoçaram no restaurante Canoa Brava, situado acima das Cataratas, onde puderam contemplar um lago calmo antes das águas se transformarem nas poderosas cachoeiras. A experiência foi complementada com o passeio de lancha pelo Macuco Safari, nome que remete ao grito de um pássaro nativo. Este passeio garantiu que os participantes tivessem uma imersão total na natureza.
Para encerrar de forma cultural, os agentes vivenciaram na prática a amizade entre Brasil, Argentina e Paraguai no Marco das Três Fronteiras, com apresentações de danças típicas que celebram a rica cultura dos três países.
Box: Conheça Itaipu
A Itaipu Binacional, inaugurada em 1984, é uma das maiores hidrelétricas do mundo, situada na fronteira entre Brasil e Paraguai, no rio Paraná. Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a usina produz mais de 2,9 milhões de GWh desde seu início, fornecendo 8,7% da energia do Brasil e 86,4% do Paraguai. Este projeto exemplifica cooperação internacional bem-sucedida e tem impactos significativos nas esferas econômica, ambiental e social. O nome “Itaipu” significa “a pedra que canta” em Tupi.
A Itaipu Binacional oferece uma variedade de passeios para visitantes, incluindo:
-
- Itaipu Panorâmica: Um passeio de aproximadamente 1h10 que inclui um trajeto externo com histórias e curiosidades sobre a construção da usina.
- Itaipu Especial: Um passeio mais detalhado de aproximadamente 2h30, que inclui paradas no Mirante Central e no Mirante Vertedouro, além de visitas à barragem, Sala de Comando Central, Galeria dos Geradores e Eixo da Turbina.
- Refúgio Biológico Bela Vista: Um passeio de aproximadamente 2h30 que inclui um trajeto externo em carro especial, plantio de árvore nativa e uma caminhada leve em trilha de aproximadamente 2 km.
- Itaipu Iluminada: Um passeio de aproximadamente 2h que inclui uma parada no Mirante Central e apresentações de músicas ao vivo da tríplice fronteira1.
- Itaipu Iluminada Especial: Um passeio de aproximadamente 4h que inclui a parada no Mirante Central, passagem pelos Condutos Forçados e jantar no Restaurante dos Barrageiros.
- Itaipu by Bike: Um passeio de aproximadamente 1h10 para grupos de ciclistas, com paradas no Mirante Central e no Mirante Vertedouro, e uma subida ao topo da barragem.
- Itaipu Ecomuseu: Um passeio gratuito que oferece exposições sobre a construção da usina e o Tratado de Itaipu.
O Brasilturis Jornal viaja a convite da BWT Operadora, com cobertura da Affinity Seguro Viagem.
Agenda