Um evento gratuito e aberto ao público está marcado para o dia 12 de agosto, apresentando uma seleção de produtores das regiões turísticas de Alta Mogiana, Raízes do Campo e Lagos do Rio Grande. Este evento faz parte da segunda edição da Semana Sabor de São Paulo em 2023, uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em colaboração com o Mundo Mesa e o Senac São Paulo. O evento tem como foco o turismo gastronômico nessas regiões, que fazem parte das 10 Rotas Gastronômicas do Estado.

No dia 11 de agosto, haverá um workshop destinado a profissionais da gastronomia e do turismo no Senac Ribeirão Preto, com a participação do renomado chef de cozinha Fabio Vieira. O workshop abordará tópicos como empreendedorismo na gastronomia, regulamentações de inspeção, financiamento para inovação de negócios e uma visão geral do turismo rural.

A Semana Sabor de São Paulo terá uma série de eventos até 2024, explorando cada uma das rotas gastronômicas reconhecidas pelo Estado, abrangendo um total de 28 regiões turísticas em São Paulo. O evento já passou por Campinas e continuará em Ribeirão Preto, Registro, Araçatuba, Campos do Jordão, São Carlos, Santos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Marília, além de uma edição na capital paulista.

Encerrando a semana, em 12 de agosto, acontecerá o Festival Sabor de São Paulo, que será aberto ao público e oferecerá uma variedade de alimentos e bebidas de diversos produtores artesanais.

O festival apresentará 15 pontos de interesse, incluindo bares, restaurantes, sorveterias, sítios, fazendas, empórios, vinícolas e cervejarias, em diferentes cidades que compõem a Rota Gastronômica. Alguns destes locais incluem o Restaurante da Tulha em Ribeirão Preto, o Mirabile Restaurante em Mococa, a Cachaça Barra Grande em Itirapuã, a Casa Veronezi em Dumont, a Cervejaria Maltvs em Monte Alto, Doces Caseiros Paulinho em Santo Antônio Da Alegria, Empório e Engenho Verga e Filhos em Pitangueiras, Estância Fazendinha em Barrinha, Fazenda Vista Alegre em Barrinha, Quitutes Quero Bolachas Caseiras em Santo Antônio Da Alegria, Usina Do Malte em Tambaú, Matheus e Rosária em Franca, Quiosque do Marelo em Rifaina, Sapataria da Pizza em Franca e Geleias e Doces do Cidoca em Santo Antônio da Alegria.

O evento é apoiado por várias instituições, incluindo o Sebrae, a Faesp, Senar, a Aprecesp, a Amitesp, prefeituras locais, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e o Fundo Social. A programação do evento abrange de julho de 2023 a março de 2024.