BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Desafios e soluçíµes para o turismo acessí­vel

O mapeamento sobre o Perfil do Turista com Deficiência, divulgado pelo Ministério do Turismo no ano passado, revelou que mais da metade (53,5%) dos turistas com deficiência deixaram de viajar para algum destino no país por falta de acessibilidade. Em sintonia com o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado  nessa semana, em 3 de dezembro, é fundamental destacar as políticas e medidas voltadas para a inclusão das pessoas com limitações físicas ou cognitivas no turismo.

A acessibilidade no turismo envolve a adaptação de destinos, acomodações, transportes e atividades turísticas para garantir a autonomia das pessoas com deficiência. Carlos Eduardo Pereira, diretor executivo da Bancorbrás Turismo, reforça que, para promover um ambiente com acesso fácil e seguro a todos, é necessário atentar-se a aspectos como: “a disponibilidade de rampas, elevadores, a organização de móveis e a adaptação do banheiro. Outro ponto importantíssimo é o treinamento adequado da equipe de funcionários do estabelecimento. O staff deve estar devidamente habilitado para conseguir se comunicar em Libras, por exemplo.”

A cliente do Clube de Turismo Bancorbrás, Mariana Veloso, que possui distrofia muscular e utiliza cadeira de rodas, compartilha suas dificuldades em destinos com falta de acessibilidade.

“As dificuldades enfrentadas em destinos não acessíveis são quase sempre as mesmas: transporte, localização e acesso aos quartos de hotéis, principalmente banheiros. Além disso, a falta de rampas adequadas e elevadores em locais turísticos, a ausência de sinalização clara, torna a experiência mais desafiadora. Essas barreiras, muitas vezes, comprometem a qualidade da viagem, exigindo adaptações que nem sempre estão disponíveis ou são práticas”, comenta.

Por isso, Mariana realiza pesquisas detalhadas sobre a acessibilidade nos destinos antes de viajar, garantindo uma experiência tranquila e sem imprevistos. “Eu considero não apenas o hotel, como os passeios, restaurantes, feiras e outras atividades. Eu sempre busco informações detalhadas para entender se o local para o qual estou indo me atende de modo a garantir uma viagem tranquila para conhecer tudo que eu quero”, afirma. Mariana também destaca a importância do suporte da equipe da Bancorbrás para encontrar a melhor opção e confirmar a sua movimentação fácil, segura e autônoma. “Sou cliente há quase 15 anos e sempre recebo o suporte necessário, percebo também melhorias contínuas no serviço”, avalia.

Mariana adora viajar e já visitou diversos destinos no Brasil e no mundo. “Dentre os locais que eu conheço, algumas praias do Nordeste, como em Carneiros (PE), me surpreenderam em relação à acessibilidade às praias e restaurantes. Gramado (RS) também foi um passeio bem agradável com muitas opções acessíveis para conhecer”, diz. “Além disso, eu morei alguns meses em San Diego, Califórnia, e vivi uma rotina praticamente sem barreiras. Do transporte público, passando por restaurantes às praias, tudo é impressionantemente acessível. Estive também em Las Vegas e a adaptação para pessoas com deficiência é fantástica. Em Los Angeles e Nova York tive um pouco mais de dificuldade em relação às calçadas, mas nada que impedisse que a viagem fosse incrível”, compara.

Carlos Eduardo Pereira, diretor executivo da Bancorbrás Turismo, destaca que a empresa oferece pacotes exclusivos e atendimento personalizado, adaptados às necessidades de cada cliente. “Nós temos uma equipe especializada e pronta para montar o melhor roteiro para o local escolhido pelos nossos clientes”, comenta. A empresa também disponibiliza serviços como passagens aéreas, traslados para os hotéis, ingressos para atrações locais, passeios turísticos, locação de carro, entre outros.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Quickly Travel fortalece atuação Brasil-Japão em...

Portfólio da Quickly Travel inclui pacotes premium para o Japão, com destaque para o trem de luxo Seven Stars in Kyushu

W Premium e Kaspersky firmam parceria...

Clientes Kaspersky Premium terão acesso gratuito às salas do W Premium Group em aeroportos até 31 de dezembro de 2025

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS