BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Latam inaugura voo Recife-Santiago, primeira rota internacional da cia em PE

A Latam deu início, nesta sexta-feira (6), à operação da rota Recife-Santiago, marcando sua primeira conexão internacional a partir da capital pernambucana. O voo inaugural contou com cerimônia no Aeroporto Internacional do Recife e tripulação composta exclusivamente por pernambucanos.

O novo serviço, que terá capacidade para transportar até 14,5 mil passageiros por ano, é parte da expansão sustentável da malha aérea da companhia. “Investir em Pernambuco é investir no turismo do Brasil”, afirmou Eduardo Macedo, gerente de Assuntos Públicos da Latam Brasil.

Com duração média de 6h30, o voo Recife-Santiago decola às sextas-feiras, às 12h10 (hora local), enquanto a volta parte de Santiago às 5h10 (hora local), no mesmo dia. A nova rota reduz em até três horas o tempo de deslocamento entre o Nordeste brasileiro e o Chile, comparado a voos com conexão em São Paulo ou Brasília.

As passagens já estão disponíveis no site oficial da companhia e demais canais de vendas. O voo, que conecta a capital pernambucana à capital chilena, é uma aposta no fortalecimento da posição de Pernambuco como um destino estratégico para o turismo e os negócios internacionais. Segundo Eduardo Macedo, executivo da Latam, a rota é um passo significativo para integrar o mercado latino-americano, mas com potencial de atingir outras regiões.

“Este voo abre as portas não apenas para o mercado da América do Sul, mas também para a Oceania. A nossa projeção é trazer 14 mil passageiros ao longo do próximo ano, gerando um impacto significativo na economia local”, destacou Eduardo.

Além disso, Macedo enfatizou que a tripulação responsável pela rota é 100% pernambucana, reforçando o compromisso da companhia com a valorização de talentos regionais.

Turismo como motor econômico

Para Paulo Nery, secretário estadual de Turismo, o novo voo solidifica o estado como um dos destinos turísticos mais atrativos do país. Ele destacou o impacto financeiro imediato gerado pelo turismo internacional. “Cada turista que chega ao estado gasta, em média, mil dólares. Este voo tem o potencial de gerar empregos diretos e movimentar o comércio e a cadeia de serviços, desde hotéis até vendedores de praia”, afirmou Nery.

Atualmente, Pernambuco já está conectado a outros destinos internacionais, como Buenos Aires, Montevidéu, Estados Unidos e Europa. Agora, com o voo para Santiago, a conectividade da capital pernambucana se expande ainda mais, consolidando Recife como um hub de voos para o Nordeste.

Eduardo Loyo, presidente da Empetur, destacou a importância da parceria com a Latam. “Hoje começamos uma parceria histórica entre o Governo de Pernambuco e a Latam, conectando o estado ao Chile. É apenas o início da ampliação da Latam no mercado pernambucano.”

A tripulação do voo foi composta apenas de pernambucanos. Foto: Divulgação Latam

Investimentos em infraestrutura

Os investimentos no Aeroporto Internacional do Recife também foram citados como um diferencial para a atração de novos voos. Joaquín Rodriguez, diretor geral de Aeroportos da Aena Brasil, empresa que administra o terminal, destacou a capacidade do aeroporto em receber mais passageiros e melhorar a experiência dos viajantes.

“O aeroporto está preparado para esse crescimento. Investimos na ampliação e modernização para garantir que Recife esteja pronta para atender voos internacionais com eficiência e qualidade”, explicou Rodrigues.

O evento também trouxe a confirmação de outros esforços para a expansão da aviação em Pernambuco. Segundo Tomé Franca, secretário Nacional de Aviação Civil, o governo federal está empenhado em criar condições para o aumento da conectividade aérea no Nordeste e na Amazônia Legal.

“Estamos lançando um edital de R$ 63 milhões para incentivar novas rotas internacionais, especialmente em regiões que ainda não retomaram os níveis de voos pré-pandemia. Nosso objetivo é atrair mais turistas e fomentar o desenvolvimento econômico dessas áreas”, anunciou Franca.

Latam amplia operação no Recife e em Fernando de Noronha

Além da nova rota internacional, a Latam mantém voos diretos do Recife para cinco destinos domésticos: Brasília, São Paulo/Congonhas, Fortaleza, Rio de Janeiro/Galeão e São Paulo/Guarulhos. A companhia transportou mais de 1,2 milhão de passageiros no aeroporto pernambucano entre janeiro e outubro de 2024.

Outro destaque é a estreia da Latam em Fernando de Noronha, com voos diários a partir do Aeroporto de Guarulhos. A operação, que utilizará aeronaves Airbus A319, tem potencial para movimentar 40 mil passageiros por ano e aguarda a finalização das obras no terminal local para anunciar sua data de início.

Cerimônia de lançamento do voo Recife-Santiago contou com autoridades locais e nacionais, além de representantes da companhia e Aena. Foto: Jorge Pinho

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Kelly Cercovenico assume liderança da Talent...

Executiva assume o cargo de gerente geral da empresa de mobilidade de luxo, apostando em humanização, inovação e parcerias estratégicas

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS