A Latam deu início, nesta sexta-feira (6), à operação da rota Recife-Santiago, marcando sua primeira conexão internacional a partir da capital pernambucana. O voo inaugural contou com cerimônia no Aeroporto Internacional do Recife e tripulação composta exclusivamente por pernambucanos.

O novo serviço, que terá capacidade para transportar até 14,5 mil passageiros por ano, é parte da expansão sustentável da malha aérea da companhia. “Investir em Pernambuco é investir no turismo do Brasil”, afirmou Eduardo Macedo, gerente de Assuntos Públicos da Latam Brasil.

Com duração média de 6h30, o voo Recife-Santiago decola às sextas-feiras, às 12h10 (hora local), enquanto a volta parte de Santiago às 5h10 (hora local), no mesmo dia. A nova rota reduz em até três horas o tempo de deslocamento entre o Nordeste brasileiro e o Chile, comparado a voos com conexão em São Paulo ou Brasília.

As passagens já estão disponíveis no site oficial da companhia e demais canais de vendas. O voo, que conecta a capital pernambucana à capital chilena, é uma aposta no fortalecimento da posição de Pernambuco como um destino estratégico para o turismo e os negócios internacionais. Segundo Eduardo Macedo, executivo da Latam, a rota é um passo significativo para integrar o mercado latino-americano, mas com potencial de atingir outras regiões.

“Este voo abre as portas não apenas para o mercado da América do Sul, mas também para a Oceania. A nossa projeção é trazer 14 mil passageiros ao longo do próximo ano, gerando um impacto significativo na economia local”, destacou Eduardo.

Além disso, Macedo enfatizou que a tripulação responsável pela rota é 100% pernambucana, reforçando o compromisso da companhia com a valorização de talentos regionais.

Turismo como motor econômico

Para Paulo Nery, secretário estadual de Turismo, o novo voo solidifica o estado como um dos destinos turísticos mais atrativos do país. Ele destacou o impacto financeiro imediato gerado pelo turismo internacional. “Cada turista que chega ao estado gasta, em média, mil dólares. Este voo tem o potencial de gerar empregos diretos e movimentar o comércio e a cadeia de serviços, desde hotéis até vendedores de praia”, afirmou Nery.

Atualmente, Pernambuco já está conectado a outros destinos internacionais, como Buenos Aires, Montevidéu, Estados Unidos e Europa. Agora, com o voo para Santiago, a conectividade da capital pernambucana se expande ainda mais, consolidando Recife como um hub de voos para o Nordeste.

Eduardo Loyo, presidente da Empetur, destacou a importância da parceria com a Latam. “Hoje começamos uma parceria histórica entre o Governo de Pernambuco e a Latam, conectando o estado ao Chile. É apenas o início da ampliação da Latam no mercado pernambucano.”

A tripulação do voo foi composta apenas de pernambucanos. Foto: Divulgação Latam

Investimentos em infraestrutura

Os investimentos no Aeroporto Internacional do Recife também foram citados como um diferencial para a atração de novos voos. Joaquín Rodriguez, diretor geral de Aeroportos da Aena Brasil, empresa que administra o terminal, destacou a capacidade do aeroporto em receber mais passageiros e melhorar a experiência dos viajantes.

“O aeroporto está preparado para esse crescimento. Investimos na ampliação e modernização para garantir que Recife esteja pronta para atender voos internacionais com eficiência e qualidade”, explicou Rodrigues.

O evento também trouxe a confirmação de outros esforços para a expansão da aviação em Pernambuco. Segundo Tomé Franca, secretário Nacional de Aviação Civil, o governo federal está empenhado em criar condições para o aumento da conectividade aérea no Nordeste e na Amazônia Legal.

“Estamos lançando um edital de R$ 63 milhões para incentivar novas rotas internacionais, especialmente em regiões que ainda não retomaram os níveis de voos pré-pandemia. Nosso objetivo é atrair mais turistas e fomentar o desenvolvimento econômico dessas áreas”, anunciou Franca.

Latam amplia operação no Recife e em Fernando de Noronha

Além da nova rota internacional, a Latam mantém voos diretos do Recife para cinco destinos domésticos: Brasília, São Paulo/Congonhas, Fortaleza, Rio de Janeiro/Galeão e São Paulo/Guarulhos. A companhia transportou mais de 1,2 milhão de passageiros no aeroporto pernambucano entre janeiro e outubro de 2024.

Outro destaque é a estreia da Latam em Fernando de Noronha, com voos diários a partir do Aeroporto de Guarulhos. A operação, que utilizará aeronaves Airbus A319, tem potencial para movimentar 40 mil passageiros por ano e aguarda a finalização das obras no terminal local para anunciar sua data de início.

Cerimônia de lançamento do voo Recife-Santiago contou com autoridades locais e nacionais, além de representantes da companhia e Aena. Foto: Jorge Pinho