A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio realizaram, na última segunda-feira (9), o evento “Rio In Miami”, parte de um esforço para promover o destino fluminense no mercado norte-americano. A ação contou com a participação de agentes de viagens, operadores turísticos, companhias aéreas, empresários e imprensa.

Os Estados Unidos são o terceiro maior mercado emissor de turistas para o Rio de Janeiro, sendo o principal fora da América Latina. Dados recentes mostram que, até outubro de 2024, o estado recebeu mais de 140 mil turistas norte-americanos, número próximo ao total de 2023 (142.600). A expectativa é que o fluxo atinja 180 mil visitantes até o final do ano, representando um crescimento de 30%.

Capacitação e incentivos para atrair turistas internacionais

Durante o evento, o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, apresentou novos roteiros turísticos e experiências, além de destacar os grandes eventos do calendário fluminense, como o Réveillon e o Carnaval de 2025, que contará com um dia adicional de desfiles na Marquês de Sapucaí. Tutuca também abordou a recente aprovação do Projeto de Lei do Tax Free, que prevê o reembolso de impostos (ICMS) para compras feitas por turistas estrangeiros.

  • “A implementação do Tax Free é um marco histórico para o turismo do Rio de Janeiro. Temos observado um aumento contínuo no número de turistas internacionais e a expectativa é que essa medida amplie ainda mais esse fluxo”, afirmou Tutuca.

Ações complementares da Setur-RJ em Nova York e Washington

Além de Miami, o projeto incluiu atividades em Nova York e Washington. Na capital norte-americana, Tutuca se reuniu com representantes da Embaixada do Brasil para alinhar estratégias de promoção para 2025. Já em Nova York, agentes e operadores participaram de uma capacitação sobre os atrativos do Rio de Janeiro, enquanto reuniões com executivos da USTOA e da American Airlines buscaram fortalecer parcerias estratégicas.