O destino Bahia será destaque no Guia Michelin de 2025, publicação francesa renomada que avalia gastronomia, hospedagem e pontos turísticos em todo o mundo. A produção do conteúdo contou com a visita da jornalista parisiense Françoise Rault, que esteve em Salvador para levantar informações com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA).
Segundo Rault, o trabalho consiste em pesquisar destinos turísticos por meio de visitas a museus, restaurantes, bares, hotéis e outros pontos de interesse. “É um trabalho que pesquisa destinos turísticos. Então, eu tenho que visitar o local para ver diferentes museus e obter informações práticas sobre restaurantes, hotéis, bares, lugares onde se pode escutar música, ou seja, tudo o que um turista precisa para passar bons momentos na Bahia”, explicou a jornalista.
Na terça-feira (10), Rault visitou o acervo artístico do Wish Hotel e os museus de Arte da Bahia (MAB), de Arte Contemporânea (MAC) e da Misericórdia, além das igrejas de Nossa Senhora da Conceição da Praia, de São Francisco e a Catedral Basílica, localizadas no Pelourinho. No dia seguinte, ela esteve na Igreja do Senhor do Bonfim, na Feira de São Joaquim e no Mercado Modelo, experimentando também a gastronomia baiana em restaurantes típicos.
A visita incluiu ainda uma imersão na zona turística Costa do Dendê, com uma passagem pelo Morro de São Paulo, que também será mencionado na edição de 2025. Rafael Dantas, historiador responsável por acompanhar a jornalista, destacou a importância de contextualizar a riqueza cultural e histórica da Bahia: “A ideia foi fazer um trabalho imersivo para contextualizar a jornalista, mostrando um pouco dos atrativos culturais, dos serviços existentes e dos encantos que a Bahia oferece ao turista, especialmente através da história de Salvador e de seu povo.”
Com distribuição na França e em países de língua francesa, o Guia Michelin foi lançado em 1900 por André Michelin para incentivar o turismo e promover o mercado automobilístico. Hoje, é uma das publicações mais respeitadas para viajantes ao redor do mundo.
Agenda