O Ministério do Turismo (Mtur), em colaboração com a Unesco e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), anunciou a abertura de um edital voltado para a realização de estudos técnicos que visam diagnosticar e subsidiar potenciais parcerias para a exploração de atividades de visitação na Reserva Extrativista (Resex) de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. Recentemente, a pasta lançou edital para fortalecer visitação em áreas de conservação.
A iniciativa busca promover o turismo sustentável na região, aliando conservação ambiental ao desenvolvimento econômico local. As empresas interessadas têm até o dia 15 de janeiro de 2025 para submeter suas propostas por meio da plataforma de licitações da Unesco.
“Este edital é mais um passo fundamental para garantir que a sustentabilidade além de valorizar o modo de vida das comunidades tradicionais, pode, ainda, promover a educação ambiental e a conservação da biodiversidade. Esse trabalho envolve todo um ecossistema, com o poder de transformar o destino, respeitando e valorizando seus ativos locais. Esta diretriz é uma prioridade para o ministro do Turismo, Celso Sabino”, reforçou Carlos Henrique Sobral, secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo do MTur.
O edital prevê a elaboração de um diagnóstico sobre os arranjos produtivos locais de turismo na Resex, incluindo a identificação dos atores envolvidos e suas inter-relações. Além disso, serão realizados estudos de viabilidade econômica e financeira para potenciais serviços de apoio à visitação, projetos conceituais de engenharia e arquitetura, e análises jurídicas de arranjos e instrumentos para a repartição de benefícios entre as associações beneficiárias e seus integrantes.
A iniciativa reafirma o compromisso do governo em aliar turismo sustentável e preservação ambiental. Para mais informações e acesso ao edital completo, os interessados devem visitar o site oficial da Unesco.
Agenda