A Azul fez uma homenagem inédita aos controladores de tráfego aéreo brasileiros. A companhia acaba de adesivar uma de suas aeronaves Embraer E1 com imagem de um headset (dispositivo de comunicação), a marca da companhia e a sigla ATCO (Air Traffic Controller), que no setor da aviação faz referência aos profissionais. O avião com o novo layout foi batizado nesta sexta-feira (20), no aeroporto Santos Dumont (RJ).

A ideia surgiu do diálogo constante entre a companhia e os controladores, e foi apresentado oficialmente durante a última edição do Seminário de Tráfego Aéreo, em 2024, ocorrido na Universidade Corporativa da Azul (UniAzul), que contou com a presença do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), a NavBrasil, órgão responsável por diversas Torres de Controle do país, além de outros órgãos do sistema e controle de tráfego aéreo. Regularmente, a companhia se reúne comas entidades mais importantes do país para debater as melhores práticas e os desafios do setor, buscando uma melhor eficiência de voo.

“A homenagem da Azul tem, sobretudo, o objetivo chamar atenção para o trabalho destes profissionais, que atuam 24h nos bastidores e desempenham um papel importantíssimo para a manutenção da segurança das nossas operações, o que reflete diretamente na confiança dos nossos Clientes”, disse Diogo Youssef, SR de eficiência de voo da Azul.

“Essa homenagem é um reconhecimento significativo ao trabalho essencial desses profissionais, que garantem a segurança, a fluidez e a organização do tráfego aéreo 24 horas por dia, conectando pessoas e promovendo o desenvolvimento do Brasil. Essa iniciativa destaca a importância da parceria entre ATCO e companhias aéreas, valorizando o esforço conjunto que torna possível o transporte seguro e eficiente no Brasil e no mundo. É um gesto que inspira e reforça o orgulho de quem dedica sua vida a essa missão vital para a aviação”, destacou o , Sérgio Kebach Martins, major especialista em Controle de Tráfego Aéreo e chefe da Seção de Planejamento ATM do Subdepartamento de Operações do Decea.

Os controladores de tráfego aéreo são profissionais responsáveis pelo gerenciamento, comunicação, monitoramento, coordenação e resolução de emergências no âmbito do espaço aéreo nacional. De acordo FAB, o país possui cerca de 3,9 mil profissionais desempenhando suas atividades em todo território nacional.