As marcas da Royal Caribbean International e da Carnival Corp. vão desviar seus navios de Port Vila, em Vanuatu, na Oceania, nas próximas semanas, após um terremoto de magnitude 7,3 que atingiu a nação insular do Pacífico Sul no dia 17 de dezembro.

Pelo menos 14 pessoas morreram e 200 ficaram feridas devido ao terremoto que também causaram deslizamentos de terra e o colapso de edifícios, de acordo com a BBC. A polícia local informou que foi declarado estado de emergência para limitar os deslocamentos da população enquanto as operações de resgate continuam. Espera-se que o número de mortos aumente.

Quatro navios de cruzeiro estavam programados para atracar em Port Vila nos próximos dias, mas seus itinerários foram alterados para evitar a área.

A Royal Caribbean informou que o Quantum of the Seas optou por cancelar a escala em Port Vila na quarta-feira e permanecer na Ilha Mistério, em Vanuatu, por mais um dia. O Quantum está previsto para retornar a Port Vila na véspera de Natal.

A Carnival Corp. tem três navios programados para atracar em Port Vila na próxima semana. O Pacific Encounter e o Pacific Adventure, da P&O Australia, que estão realizando cruzeiros de 10 dias de ida e volta saindo da Austrália, estavam programados para atracar em Port Vila nos dias 21 e 22 de dezembro, respectivamente. Em vez disso, ambos serão desviados e passarão um dia adicional no mar.

O Carnival Luminosa, que faz um cruzeiro de sete dias de ida e volta saindo de Brisbane, na Austrália, estava programado para atracar em Port Vila no dia 23 de dezembro. Ele, no entanto, fará sua escala na Ilha Mistério.

O Queen Elizabeth, da Cunard Line, não fará mais a escala em Port Vila no dia 28 de dezembro durante um cruzeiro que se origina em Sydney e passa pela Ilha Lifou, na Nova Caledônia, antes da visita programada a Port Vila. O navio, em vez disso, permanecerá no mar.