Na última sexta-feira (10), o Vodun Days, tradicional festival de arte, cultura e espiritualidade que ocorre em Uidá, cidade histórica do Benin, na África, recebeu o Balé Folclórico da Bahia, que apresentou um espetáculo inspirado nos orixás do candomblé. A performance remeteu às divindades africanas, chamadas voduns, que são cultuadas pelos beninenses. O evento, que celebrou a religiosidade e a cultura afro-brasileira, reuniu milhares de pessoas, incluindo turistas de diversas nacionalidades.

O espetáculo foi acompanhado pela missão do governo baiano, que se encontra no Benin para estreitar as relações turísticas e culturais entre os dois destinos. A comitiva foi liderada pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) e contou com a presença de autoridades do país africano, bem como representantes do governo brasileiro.

Além da apresentação do balé, a comitiva participou de um almoço com o presidente do Benin, Patrice Talon, onde discutiram importantes questões de cooperação entre os dois territórios. Durante o encontro, o presidente foi presenteado com produtos típicos das zonas turísticas da Bahia e um livro de Pierre Verger sobre a escravidão no estado brasileiro. Contudo, a principal pauta do encontro foi a negociação para a implementação de um voo direto entre Salvador e Cotonou, a maior cidade do Benin, proposta que está sendo discutida pela Setur-BA desde 2024, em parceria com autoridades locais e companhias aéreas.

Em sua fala, o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destacou o potencial de aproximação entre as duas culturas: “Revelei ao presidente que, desde a chegada, nos identificamos com o modo de vida dos beninenses, sua cultura e religiosidade. A captação do voo que irá aproximar os dois povos e impulsionar o turismo entre os destinos é a nossa principal pauta nessa viagem. Pretendemos dar mais um passo na negociação e estamos confiantes”, afirmou.

O presidente do Benin, Patrice Talon, respondeu com entusiasmo: “Fiquei emocionado com as palavras do secretário, o que me leva a crer que temos o melhor ambiente para estreitar ainda mais as relações com a Bahia, no turismo e em outras áreas.”

O cônsul honorário do Benin na Bahia, Marcelo Sacramento, também compartilhou sua expectativa positiva em relação à futura conectividade aérea: “A expectativa dos dois lados é muito positiva, para que possamos concretizar essa conquista do voo, que representa a abertura de uma porta histórica de oportunidades entre baianos e beninenses.”

Além do evento cultural, a comitiva baiana ainda acompanhou atividades do Vodun Days nas ruas de Uidá, onde o festival seguiu até sábado (11), com uma programação vibrante que exalta a força da religiosidade africana e fortalece os laços entre os dois povos.