Um dos principais e mais populares destinos turísticos do Brasil está se reestruturando para impulsionar o setor de Turismo da cidade e receber cada vez mais visitantes, tanto nacionais quanto internacionais. Salvador (BA), uma redução da designação original São Salvador da Bahía de Todos os Santos, foi a primeira capital do Brasil e, portanto, sua história remete aos primeiros acontecimentos da colonização portuguesa das terras do Novo Mundo.

Localizada na misteriosa e sagrada Bahia, às margens da bela Baía de Todos os Santos, a cidade é um reflexo vivo da miscigenação de culturas que moldaram o Brasil. Com suas raízes profundamente entrelaçadas nas heranças africana, indígena e europeia, Salvador respira música, dança e espiritualidade. A cidade é um elo entre o passado e o presente, um portal para o encontro de culturas e a expressão de uma identidade única.

Fundada em 1549 por Tomé de Sousa, primeiro governador-geral do Brasil, Salvador teve um papel fundamental no processo de colonização e na construção da identidade nacional brasileira. Foi aqui que o Império Português estabeleceu sua primeira capital nas terras tropicais da América, marcando o início de uma jornada que moldaria profundamente o destino da região. 

Após a instituição do governo-geral do Brasil, a cidade logo tornou-se um centro vital para o comércio de açúcar e, consequentemente, um alvo cobiçado por potências europeias rivais. A cidade sofreu ataques frequentes, notadamente o saque de 1624 pelos holandeses e a subsequente retomada pelos portugueses em 1625, eventos que deixaram cicatrizes profundas em sua história.

O comércio de açúcar, no entanto, não foi o único componente desse passado complexo da capital baiana. Salvador foi também o principal ponto de entrada de escravos africanos nas Américas, abrigando o maior porto de desembarque de pessoas escravizadas do continente, tendo recebido cerca de um terço de todos que chegavam ao Brasil. Essa triste faceta de sua história é inegável e constitui uma parte sombria do legado da cidade.

Contudo, Salvador não se restringe à opressão. Foi aqui que diversas revoluções e movimentos emancipatórios começaram a tomar forma. O mais notável foi a Revolta dos Malês, em 1835, liderada por escravos africanos muçulmanos que buscavam a liberdade e a igualdade. A revolta foi esmagada, mas seu impacto se estendeu muito além, ajudando a pavimentar o caminho para a abolição da escravatura no Brasil em 1888. Hoje, há uma variedade de museus que exploram em detalhes cada uma dessas histórias.

A influência africana é inegável na cultura de Salvador. Desde as práticas religiosas do candomblé até os ritmos vibrantes do samba de roda, a cidade celebra sua herança africana de maneira única. O Pelourinho, hoje Patrimônio Mundial da UNESCO, é um exemplo vivo disso, com suas casas coloridas, igrejas barrocas e museus que contam a história das influências culturais que moldaram a cidade.

O cenário cultural da capital baiana também é impulsionado por festivais animados, como o Carnaval de Salvador, considerada a maior festa de rua do mundo pelo Guinness Book, onde as influências africanas, indígenas e europeias se misturam em uma celebração de música, dança e espiritualidade. 

Para se aprofundar e sentir na pele um pouco dessa história e conhecer alguns dos diversos atrativos turísticos de Salvador, a reportagem do Brasilturis viajou para o destino a convite da Salvador Destination, como parte do Projeto Salvador Nice To Meet You – 10° Press Trip, sob o patrocínio da Secult – Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador.

Pontos a conhecer

Por toda a extensão territorial da capital litorânea, há uma variedade de pontos turísticos e empreendimentos para os mais diversos perfis de turistas. Desde museus, ateliês, teatros, restaurantes, hotéis e feiras até um leque de passeios de barco por ilhas paradisíacas. Para além das douradas praias de águas cristalinas e do pitoresco Largo do Pelourinho, Salvador dispõe de muitas joias escondidas.

Entre elas, está a Casa do Rio Vermelho, última residência onde viveram o escritor modernista Jorge Amado e a escritora, fotógrafa e memorialista Zélia Gattai. Envolta por um jardim onde as cinzas do casal estão despejadas, a edificação foi conservada e se tornou um memorial sobre a vida e obra de ambas as figuras históricas – cumprindo o desejo de Amado de que se transformasse em um centro vivo e atuante. A casa também foi ponto de encontro de muitos amigos do casal, como Maria Bethânia, Simone Beauvoir, Gilberto Gil, Jean-Paul Sartre e Caetano Veloso.

Decorada por azulejos que representam os orixás de cada um dos artistas – concebidos pelo artista argentino-brasileiro Carybé – a casa conta com mais de 30 horas de vídeos, projeções e áudios sobre o casal. O memorial também dispõe de um vasto acervo de presentes de amigos e lembranças de viagens dos escritores, uma biblioteca com traduções de suas obras, um cinema de leituras por celebridades, um closet com suas vestimentas favoritas e um gaveteiro com cartas trocadas entre Amado e muitas figuras importantes da época.

Ainda no âmbito de pontos históricos, há também o Forte de Santo Antônio da Barra, também conhecido como Farol da Barra. De acordo com a Marinha do Brasil, é a primeira edificação militar do País, sendo seu farol o mais antigo das Américas. Além do Museu Naval e Oceanográfico, que também revela a história do forte e dispõe de maquetes das principais embarcações e ferramentas utilizadas pelos portugueses, é possível subir o farol para uma vista panorâmica do Oceano Atlântico, da Baía de Todos os Santos e da capital baiana.

Para explorar outra importante faceta cultural de Salvador, a Casa da Música da Bahia é uma novidade que permite os turistas conhecerem o passado, presente e futuro da produção sonora do estado. O equipamento cultural inclui exposições, salas de leitura, mediatecas, salas de cinema, entre outras mídias que detalham a história e variedade musical da Bahia. O espaço também dá visibilidade para a nova geração de artistas, além de oferecer workshop de instrumentos tradicionais e estúdios de karaokê.

Já a Casa do Carnaval da Bahia explora as origens e a história da folia. O espaço conta com um vasto acervo de trajes, máscaras, guitarras baianas, maquetes e um cinema interativo, entre outras formas de mídia. É possível encontrar os figurinos utilizados por Saulo Fernandes, Carla Perez, Ivete Sangalo, Luiz Caldas, Claudia Leitte, integrantes do Olodum, entre outros. Há, ainda, a possibilidade de aprender a dançar os ritmos da festa vestido de acessórios característicos, com apresentação de Daniela Mercury.

Para uma experiência cultural verdadeiramente emocionante, é imprescindível conhecer o Balé Folclórico da Bahia. O espetáculo transmite em sua mais pura forma as principais manifestações culturais da Bahia, por meio de música, dança e muita energia. O espectador rapidamente se encontra imerso na espiritualidade e personalidade peculiares de cada um dos principais Orixás da mitologia africana, além de surpreender com os movimentos frenéticos do maculelê, da capoeira e do samba de roda – expressões únicas da cultura afro-brasileira.

Quem busca relaxar longe das movimentadas praias da cidade pode realizar um passeio de barco que sai do Terminal Náutico de Salvador e visitar as ilhas da Baía de Todos os Santos. A Ilha do Frade, por exemplo, conta com extensões de mata intocada, lojas de produtos artesanais, as Igrejas do Loreto e de Nossa Senhora do Guadalupe, além de praias de águas límpidas e cristalinas. Entre elas, está a Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, a primeira do Nordeste a receber a Bandeira Azul, certificação internacional de praias limpas, acessíveis, seguras e sustentáveis. 

O nome da ilha remete a história de que, no início da colonização, dois frades naufragaram no local, foram assassinados e consumidos pelos antropofágicos Tupinambás, os quais pretendiam catequizar. Posteriormente, o local também foi utilizado como um lazareto, onde os escravos doentes ficavam de quarentena, e como entreposto, onde engordavam os escravos antes de serem colocados à venda. 

Frutos do mar, pimenta e azeite de dendê

Na mesma ilha, mais especificamente na Praia da Ponta, é possível almoçar no charmoso Restaurante da Preta. Totalmente decorado com antiguidades e artesanatos, o ambiente permite aos clientes descansarem em redes e até camas, além de desfrutarem refrescantes drinques autorais e degustarem um cardápio variado de entradas, petiscos e pratos baianos. Entre os destaques, estão as tábuas de frios repletas de uma diversidade de iguarias locais. A Preta, proprietária do estabelecimento, anunciou que está abrindo mais duas unidades: uma ao lado só para drinques e petiscos e outra no continente.

Nesse passeio, há ainda opções de restaurantes na comunidade da Ilha do Bom Jesus dos Passos, próxima à Ilha dos Frades. É o caso do Cantinho da Sheila, que serve uma variedade de moquecas e ensopados de frutos do bar, desde camarão, siri e peixe até lagosta, ostras e polvo, com uma boa dose de azeite de dendê. Os tira gostos também são destaques, em especial o delicioso camarão com queijo empanado na farinha de tapioca. O ambiente praiano, envolto pelo manguezal da ilha, e o humilde e atencioso atendimento completam a experiência.

De volta ao continente, existem outras ótimas opções de restaurantes, como o Barravento Restaurante & Chopperia, estabelecimento com mais de 50 anos de tradição servindo uma variedade de pratos, aperitivos e bebidas para todos os gostos. O destaque fica para a carne de sol com queijo, acompanhada de arroz e feijão tropeiro.

Para algo mais próximo de um happy hour, uma boa escolha é o Boteco da Tetê, na Casa Bohemia Salvador, da primeira cervejaria do Brasil. O aconchegante e moderno estabelecimento serve uma variedade de drinques, cervejas e chopes, incluindo uma torre de bebidas para degustação da mesa. Para acompanhar, há uma diversidade de aperitivos de boteco com aspecto baiano, como bolinho de feijoada, panelinha de camarão, roda gigante de salgados, acarajé com vatapá e moela cozida com batata no pão artesanal.

Para aqueles com um paladar mais refinado, uma boa opção é o Amado, restaurante contemporâneo com uma vista deslumbrante para a Baía de Todos os Santos. Em um ambiente rústico e elegante, o empreendimento serve os mais variados pratos e aperitivos de alta gastronomia, além de uma boa seleção de drinques e vinhos. O destaque fica para o beiju em crosta de parmesão e o carpaccio de carne com creme azedo, bottarga e alcaparras fritas.

Onde se hospedar

Salvador conta com mais de 40 mil leitos distribuídos por um diversificado leque de hotéis e pousadas por toda extensão da cidade, assim como por suas ilhas, incluindo redes hoteleiras internacionais. A Accor, por exemplo, está presente em uma multiplicidade de bandeiras, como Novotel, Ibis e Mercure – todos localizados à beira-mar, dispondo de vistas de tirar o fôlego.

Aos que preferem hospedagens mais íntimas e únicas, o independente Monte Pascoal Praia Hotel é uma boa escolha. O empreendimento conta com 87 quartos segmentados apenas pela vista, todos dispondo do número de telefone dos donos para um atendimento mais próximo. O hotel oferece, ainda, serviço de praia completo, incluindo mesas, cadeiras e sombreiros sem custo adicional e atendimento de bebidas e comidas do restaurante, que é aberto ao público e uma experiência à parte. Vale dizer que os trios elétricos do Carnaval passam em frente à piscina e na parte externa do restaurante.

Recentemente, o Monte Pascoal Praia Hotel passou por mudanças nos banheiros e manutenção preventiva por todo o hotel. “Estamos sempre buscando nos manter atualizados, com serviço de qualidade e atendimento humanizado. Com proprietários presentes, a equipe conta com baixa rotatividade e muitos colaboradores antigos. Aqui, trabalhamos praticamente como uma família”, comenta Deise Blanco, gerente de Contas do empreendimento. 

Vale salientar que a hotelaria de Salvador vem ganhando tração, com uma gama de empreendimentos previstos para serem construídos e inaugurados nos próximos anos. Entre eles, o primeiro seis estrelas do Nordeste da marca Rosewood chegará à capital baiana, se instalando no Palácio Rio Branco, edificação construída pelo governador-geral Tomé de Souza, para servir como centro da administração portuguesa. Desde a fundação, chegou a servir como sede do governo da Bahia, quartel, prisão e até hospedagem para Dom Pedro II em sua visita ao estado. 

Salvador hoje

É importante destacar que Salvador está com novos ares após as dificuldades sofridas nos anos anteriores, mesmo antes da pandemia. Quem chega ao destino pela segunda vez corre o risco de não reconhecer a localidade, considerando o quão limpa e adaptada para receber turistas ela se encontra atualmente. “Temos uma cidade totalmente recuperada, limpa e pronta para captar mais turistas, negócios e eventos”, comenta Paulo Ávila, superintendente da Salvador Destination.

“O nosso aeroporto também é referência, está ganhando diversos prêmios e nos dá muita segurança que vai nos trazer muitos negócios e captar cada vez mais voos para Salvador”, continua Ávila. “É limpo e seguro, como tem que ser para o que é o primeiro contato dos visitantes com a cidade. Acreditamos que vai nos garantir muitos eventos para o Centro de Convenções, que o governo municipal acertou em cheio em trazer a GL Eventos para administrar. Eles possuem vasta experiência no segmento, estão presentes em todos os cantos do mundo e são muito flexíveis”, complementa o superintendente.

Inaugurado em janeiro de 2020, o Centro de Convenções de Salvador está se consolidando no setor de eventos mesmo tendo encerrado as operações logo após a abertura, por conta da pandemia de Covid-19. Com mais de 100 mil metros quadrados de área, entre áreas abertas, espaços para palestras e plenários, salas de reuniões e pavilhões modulares e até camarotes com vista para o mar, o espaço permite a execução de eventos simultâneos, em ambiente climatizado e com isolamento acústico.

Além desses, muitos outros fatores e novidades estão contribuindo para o crescente desenvolvimento do turismo em Salvador. Entre eles, a implementação de QR codes informativos em todos os monumentos históricos da cidade, além da posição geográfica para voos, que garante as tarifas aéreas mais baixas do País, segundo Ávila. “A cidade está pronta para receber cada vez mais visitantes de todos os perfis e mercados”, finaliza o superintendente.