A 39ª Natal Luz de Gramado, reconhecido como o maior evento natalino das Américas, chegou ao fim no domingo, 12 de janeiro, com a última apresentação do espetáculo “O Grande Desfile de Natal”. A decoração natalina, porém, permanece até 19 de janeiro, permitindo que visitantes aproveitem o clima mágico da cidade.

“Hoje foi uma noite linda, a emoção tomou conta dos nossos corações”, afirmou Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, responsável pela organização do evento. Em um ano desafiador devido à calamidade que impactou o Rio Grande do Sul em maio, com o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, Rosa Helena destacou que os objetivos foram alcançados, retomando a movimentação turística e consolidando o evento como um dos principais atrativos da região.

Um marco desta edição foi o retorno do desfile natalino ao centro da cidade após 12 anos, atraindo milhares de espectadores a cada exibição. “Abrimos o coração da cidade para receber, com enorme gratidão, visitantes de todo o Brasil”, destacou Nestor Tissot, o prefeito. A iniciativa também impulsionou o comércio e a gastronomia local.

Com atenção à inclusão, o Natal Luz instalou uma cabine especial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, garantindo acessibilidade e conforto. Rosa Helena reforçou que o acolhimento foi um dos pilares do evento, enquanto Enzo Arns, presidente do Conselho de Administração da Gramadotur, elogiou a hospitalidade de Gramado como um diferencial turístico.

Paralelamente, o Hotel Colline de France foi o vencedor do concurso Brilha Gramado 2024, que premia a melhor decoração natalina comercial. Escolhido por votação popular, o estabelecimento recebeu um troféu e R$ 10 mil. A ação, organizada pelo Sindtur com apoio da Gramadotur, valoriza a criatividade e o espírito natalino dos empresários locais.