BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39

São Paulo vê alta de 82% no calendário de eventos em janeiro

São Paulo iniciou o ano de 2025 com um aumento significativo no número de eventos, segundo dados do Núcleo de Informação e Pesquisa do Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB). A entidade, que atua sem fins lucrativos para captar e apoiar eventos, bem como capacitar profissionais e promover o destino, registrou um crescimento de 82% no número de eventos em janeiro em relação ao mesmo período de 2024. Foram 286 eventos contra 157 do ano anterior.

“No ano passado, cadastramos ao todo 5.323 eventos – esportivos, gastronômicos, técnico-científicos, feiras, festividades, shows, festivais e outros. Para 2025, nossa equipe projeta o credenciamento de seis mil eventos dessas mesmas categorias”, diz Toni Sando, presidente executivo do VSPCB. Ele completa informando que “São Paulo já é estabelecido como destino de negócios. Entretando, nos últimos anos, presenciamos um alto crescimento em lazer e entretenimento”. Durante todo o ano de 2024, segundo a entidade, foram registrados mais de três mil shows e festivais, atraindo um público de quase 13 milhões de pessoas.

O primeiro trimestre de 2025 promete grandes atrações, com nomes como Jão e Twenty One Pilots no Allianz Parque, atraindo respectivamente 50.000 e 100 pessoas. Shakira se apresentará no MorumBis para 66.795 fãs. Os Ensaios da Anita no Parque Villa-Lobos, com capacidade para 50.000 pessoas, marcam o início das comemorações do Carnaval de Rua, um dos maiores do Brasil, esperado para reunir 15 milhões de foliões. Além disso, o Carnaval no Sambódromo deve atrair 200.000 pessoas. O calendário se completa com shows do Offspring e Simply Red, ambos no Allianz Parque com 50.000 presentes cada, e o Festival Lollapalooza, em Interlagos, com um público de 240.000 pessoas.

O segmento esportivo também foi destaque no ano passado, com 50 eventos cadastrados e mais de 800 mil participantes. “Para 2025, já se nota a importância desse segmento logo em janeiro, com a Corrida de Aniversário da Cidade, que espera reunir 10 mil atletas amadores e profissionais”, informa Sando. Este evento reforça o sucesso das últimas edições da Fórmula 1 e Fórmula E, que devem se repetir este ano, além das novidades como a Nascar Race e Rolex Seis Horas de São Paulo. No universo automobilístico, “teremos a volta do Salão do Automóvel, que espera reunir 400 mil participantes no Distrito Anhembi, um grande marco e sinalização para o setor”, complementa.

“O VSPCB trabalha para fortalecer os eventos no destino, fazendo com que os participantes possam usufruir da gastronomia, compras, passeios, arte e cultura, distribuindo a renda e gerando oportunidades. Para além do credenciamento no calendário, a entidade oferece apoio para os eventos, atuando ainda mais de perto”, aponta o executivo.

No primeiro trimestre, destacam-se ainda a Corrida do Aniversário da Cidade, o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, a International Conference on Biorefinery and Biomanufacturing, Race & Friends Festival, Home & Gift & Têxtil & Home, Feira Internacional de Negócios do Mercado Íntimo e Sensual, Feira Internacional do Plástico e Fruit Attraction. Juntos, esses eventos esperam receber cerca de 240 mil participantes.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

Renovação de visto B1/B2 para os...

Mudança nas regras mantém possibilidade de isenção apenas para quem renovar o documento em até 12 meses após o vencimento, com alguns requisitos

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS