São Paulo (SP) – Nesta sexta-feira, 24 de janeiro, o Kayak, metabuscador de viagens, reuniu convidados na Praça São Lourenço, em São Paulo, para apresentar o relatório “World Turismo do Futuro” (WTF). Gustavo Vedovato, country manager da Kayak no Brasil, realizou a abertura do evento antes de começar o painel.

Segundo Vedovato, o relatório é fruto de um levantamento com mais de nove mil participantes de oito países, incluindo mil brasileiros. “Queremos entender as mudanças do mercado para ajudar tanto viajantes quanto o setor a se prepararem para o futuro”, afirmou.

Durante a abertura, foi apresentado o papel crescente da tecnologia no planejamento de viagens. Entre as inovações estão ferramentas como o Explorer e o Alerta de Preço, que auxiliam viajantes a encontrar destinos dentro do orçamento e o melhor momento para comprar passagens.

Outro destaque foi o uso de inteligência artificial, como o sistema Kayak Price check e o Ask Kayak, que já está em teste nos Estados Unidos, e é possível “falar” com a inteligência artificial para receber recomendações de viagens. Além das ferramentas, o relatório da Kayak abordou tendências como viagens multi-destino e o crescimento do turismo sustentável.