O Grupo La Torre divulgou seu Relatório ESG 2024, detalhando os avanços nas práticas ambientais, sociais e de governança. O documento, publicado anualmente com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e alinhado à Agenda 2030 da ONU, está disponível para consulta online.
Com duas décadas de atuação e consolidado como um dos maiores grupos hoteleiros do Sul e Extremo Sul da Bahia, o La Torre reforçou seu compromisso com a sustentabilidade ao investir mais de R$ 2 milhões em projetos ESG no último ano. “Através desse documento buscamos reforçar a importância da transparência nas relações e do diálogo aberto com colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros, comunidade, e sociedade em geral”, afirmou Luigi Rotunno, CEO do grupo.
Práticas ambientais e sociais do Grupo La Torre
A gestão de resíduos segue sendo uma prioridade para o La Torre. O conceito lixo zero tem impulsionado a destinação correta de recicláveis e orgânicos, por meio do Ecoponto La Torre, que também atende a comunidade. Em 2024, foram enviados para reciclagem 140 toneladas de resíduos e tratados internamente mais de 350 toneladas de materiais orgânicos, através de biodigestores e compostagem.
A empresa também avançou na redução do desperdício alimentar. A parceria com a plataforma Comida Invisível resultou na doação de 6 toneladas de insumos para ONGs locais, beneficiando mais de 300 pessoas. Internamente, alimentos foram reaproveitados no Espaço dos Colaboradores e transformados em novos produtos, como sucos e doces.
Na área social, o La Torre destinou mais de R$ 650 mil a projetos culturais e educacionais. O grupo também atingiu um índice de 70% de compras com fornecedores regionais, fortalecendo a economia local.
Diversidade e governança
A valorização da diversidade e inclusão também aparece nos dados do relatório. Em 2024, 59% dos cargos de liderança do grupo são ocupados por mulheres, sendo que 78% se autodeclaram negras ou pardas, e 2%, indígenas. Além disso, a empresa mantém programas de capacitação e benefícios voltados ao bem-estar dos funcionários.
O compromisso com a ética e transparência é reforçado pelo Programa de Compliance, alinhado aos valores institucionais. Pelo sexto ano consecutivo, o La Torre recebeu o selo Great Place to Work (GPTW), e a satisfação dos hóspedes atingiu 95,5%, com uma taxa de ocupação de 86%.
Agenda