BRL - Moeda brasileira
EUR
6,41
USD
5,44

Setur-BA reforça inclusão e diversidade no Carnaval

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) intensificou sua atuação em eventos voltados para inclusão, cultura e esporte, consolidando Salvador como destino acessível e diverso. No último sábado (8), o tradicional Baile da Inclusão marcou a preparação do bloco Me Deixa à Vontade, voltado para pessoas com deficiência (PcD), que desfilará no Carnaval no circuito Osmar (Campo Grande).

Mantido há 31 anos pela Associação Baiana dos Deficientes Físicos (Abadef), o bloco reúne 2,3 mil associados e recebe foliões de todo o país. “Recebemos pessoas com deficiência de todo o país para brincar em nosso bloco, mostrando que o turismo acessível está cada vez mais em alta. Agradecemos o apoio do Governo do Estado, para proporcionar boas experiências a esse público especial”, disse a presidente da Abadef, Silvanete Brandão.

No evento realizado na sede da Abadef, a cadeirante Eliete Teófilo foi eleita rainha do bloco. A primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso, recebeu o título de madrinha da agremiação, enquanto Giulliana Brito, chefe de gabinete da Setur-BA, foi nomeada embaixadora da Acessibilidade. “É gratificante para a Setur-BA manter essa parceria com a Abadef, na construção de avanços em políticas de inclusão, que refletem na qualificação dos serviços turísticos”, destacou Brito.

A diversidade também esteve em evidência no domingo (9), com a primeira edição do GayMar, Parada Náutica LGBTQIAPN+ realizada na Península de Itapagipe. O evento, promovido pelo Instituto Por Elas com incentivo da Setur-BA, contou com um passeio de barco da Ribeira até a Ponta de Humaitá, apresentações de DJs e ações de sustentabilidade. “Estendi minha estadia em Salvador para participar da parada náutica e gostei muito. É minha primeira vez no Brasil e estou amando a Bahia”, relatou a turista espanhola Rosa Lopez, que também visitou Praia do Forte e Guarajuba, na Costa dos Coqueiros.

Já no Mercado do Rio Vermelho, no mesmo sábado, a seletiva do Concurso da Rainha e Princesas do Carnaval de Salvador reuniu 28 candidatas, com 12 finalistas classificadas para a grande final no dia 18 de fevereiro, no Fiesta Hotel. A competição também recebeu o apoio da Setur-BA.

O incentivo da secretaria se estendeu a outros eventos culturais e esportivos no fim de semana. Em Salvador, a pasta apoiou o 5º Festival Cultural da Paz, no Pelourinho, a Badboycup de Jiujitsu, no Ginásio de Cajazeiras, e a chegada do Rally dos Mares, maior competição de moto aquática do país, na Marina da Penha. No interior, o suporte foi direcionado a festividades religiosas e tradicionais, como a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Maragogipinho (Aratuípe), e a Festa de Nossa Senhora de Lourdes, em Ubaitaba, além do Encontro de Cavaleiros, em Camaçari, e o lançamento da encenação da Paixão de Cristo 2025, em Esplanada.

Com esse conjunto de ações, a Setur-BA reforça seu compromisso com a inclusão e a valorização da cultura e do esporte no estado, promovendo experiências turísticas mais acessíveis e diversas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

Disney Cruise Line acelera expansão com...

Disney Cruise Line lança dois novos navios em 2025, expande operações para a Ásia e reforça seu modelo de cruzeiros com experiências imersivas

FOHB realiza VII Fórum Nacional da...

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, evento do FOHB reúne líderes do setor no dia 15 de setembro no Pullman São Paulo Vila Olímpia

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS