O Chile se tornou o segundo maior emissor de turistas internacionais para Florianópolis nesta temporada, ficando atrás apenas da Argentina. Entre dezembro e março, o país vizinho terá 800 voos pousando no Floripa Airport, enquanto os argentinos lideram com 2.216 voos programados. O volume de operações oriundas do Chile é quatro vezes maior do que a soma dos voos vindos do Panamá (70), Portugal (52), Paraguai (44) e Uruguai (37), consolidando a crescente importância desse mercado para o turismo catarinense.
A ampliação da conectividade aérea é resultado de uma série de ações estratégicas promovidas pelo Destino Floripa & Região, que busca fortalecer Florianópolis como destino internacional ao longo de todo o ano. O Chile foi um dos focos dessa iniciativa, com a realização de capacitações e promoção do destino junto a operadores e agentes de viagens. Um dos destaques foi o Florianópolis Day, evento que treinou mais de 200 profissionais do turismo chileno para comercializar pacotes para a capital catarinense e região. Atualmente, há voos diretos do Chile para Florianópolis saindo de Santiago, La Serena, Concepción, Antofagasta e Iquique.
“Diversificar o turista e promover o destino como atração todos os meses do ano é uma questão chave para a sustentabilidade dessa atividade, que é tão relevante para a economia, sendo grande geradora de emprego e renda. Dessa forma contornamos eventuais instabilidades econômicas e outros fatores que possam prejudicar a vinda de visitantes tradicionais, seja de nosso país ou de vizinhos como a Argentina, um grande emissor que por alguns anos teve seu público reduzido aqui”, afirma Mario Costa Junior, presidente do Destino Floripa & Região.
O crescimento do fluxo de turistas chilenos impulsionou os planos para o primeiro Florianópolis Day de 2025, programado para abril. O evento será expandido, incluindo não apenas o workshop com operadores e agentes de viagens, mas também uma Blitz promocional de quatro dias para reforçar a divulgação do destino. Além da atuação no Chile, o Destino Floripa & Região tem fortalecido sua presença em mercados estratégicos, como o Sudeste brasileiro, Argentina, Uruguai, Paraguai e Portugal, além de trabalhar para viabilizar voos diretos com Lisboa e Panamá.
Agenda