A Copa Airlines reforçou sua aposta no mercado brasileiro durante evento do Visit Panamá, realizado nesta quinta-feira (20), em São Paulo. Raphael de Lucca, gerente regional da companhia no Brasil, destacou os investimentos no país, a expansão de rotas e o fortalecimento do stopover no Panamá como estratégia de vendas.

“O Brasil é nosso segundo mercado em receita e o terceiro em passageiros. Isso acontece porque nosso ticket médio é mais alto do que em países como a Colômbia, onde há mais volume de passageiros, mas tarifas menores”, explicou De Lucca. Atualmente, a Copa Airlines está entre as empresas internacionais com mais frequências no Brasil, e esse número pode crescer, já há a expectativa pela entrega de 11 novas aeronaves Boeing.

“Hoje, a Copa Airlines é, talvez, a segunda companhia internacional com mais frequências semanais no Brasil. E, com as prováveis entregas da Boeing, esse número pode crescer, com ainda possíveis novos lançamentos”, acrescentou De Lucca.

A companhia completa 25 anos de operação no Brasil em junho, desde o lançamento da rota entre São Paulo e a Cidade do Panamá. Ao longo dos anos, a empresa expandiu sua presença, inaugurando voos para outras capitais e ampliando frequências. “Temos Florianópolis, que começou com três frequências semanais, passou para quatro em setembro e, depois da retomada de Porto Alegre, vimos que os mercados não se misturam. Porto Alegre reabriu com quatro frequências semanais e passa para sete agora em maio. Manaus também cresce, de cinco para seis frequências semanais”, destacou.

Expansão de rotas e impacto da Copa do Mundo

Com a Copa do Mundo de 2026 nos Estados Unidos, México e Canadá, a expectativa é que a demanda por voos da companhia aumente. “A maioria das cidades-sede já é atendida pela Copa Airlines. Quem sabe, até lá, atenderemos todas”, disse De Lucca. O executivo destacou que a conectividade da empresa será um diferencial para torcedores que pretendem acompanhar partidas em diferentes locais.

Além disso, o Mundial de Clubes deste ano servirá como termômetro para o planejamento. “Trabalhamos com duas perspectivas: o passageiro individual e o segmento de grupos. Com certeza, as empresas vão nos procurar para levar clientes”, acrescentou.

Stopover no Panamá como diferencial

A Copa Airlines também busca fortalecer o stopover no Panamá, oferecendo aos agentes de viagens uma nova forma de agregar valor às vendas. “Os três destinos que mais combinam com o Panamá são Cancún, Punta Cana e Cuba. O passageiro pode aproveitar para fazer turismo de compras, experimentar uma culinária diferente e conhecer um país seguro, com moeda dolarizada e voos diretos a partir de várias cidades brasileiras”, afirmou De Lucca.

A estratégia se encaixa no conceito de cross-selling, aumentando o ticket médio dos agentes e reforçando seu papel como consultores de viagem. “O passageiro dificilmente pede um stopover. Cabe ao agente oferecer essa opção. Isso fideliza o cliente e reduz a concorrência com a internet”, disse o executivo.