Transformada de uma pequena vila de pescadores em um dos destinos turísticos mais famosos do mundo, Cancún carrega consigo uma história rica e diversificada. Seu nome, de origem maia, significa “ninho de serpentes”, uma referência à fauna local e ao misticismo da cultura maia que ainda ressoa na região. A cidade, que em 1970 tinha apenas três famílias como habitantes, hoje recebe milhões de visitantes anualmente.
Dentre os motivos para tanto sucesso, pode-se listar as praias de areia branca e águas cristalinas no tom de azul-turquesa, infraestrutura hoteleira de excelência ou, ainda, a animada vida noturna e variedade de atrativos para os mais variados perfis de turistas. Além disso, a cidade é porta de entrada para atrações como as ruínas de Chichén Itzá, Tulum e Cobá, assim como experiências culturais únicas na Isla Mujeres e nos cenotes da Riviera Maia. E é justamente essa diversidade de opções que faz com que o destino ofereça algo novo para explorar a cada visita.
Em 2023, Cancún recebeu cerca de 21 milhões de visitantes – superando as projeções do Ministério do Turismo do México. E, em 2024, registrou a chegada de 77,4 milhões de visitantes internacionais entre janeiro e novembro, um crescimento de 15,6% em relação ao mesmo período do ano anterior de acordo com Josefina Rodríguez Zamora, secretária de Turismo do México. O aumento reflete o impacto positivo de iniciativas governamentais para promover o turismo no país, como o Trem Maia, que conecta Cancún a outros destinos turísticos e históricos, reforçando a posição do México como um dos principais players globais do setor.
Vale destacar que o turismo no México, e especialmente em Cancún, é um dos motores mais importantes da economia local, e o aumento no fluxo de visitantes também atrai investimentos e amplia a oferta de voos internacionais. A retomada da rota direta da Gol Linhas Aéreas entre Brasília e Cancún, por exemplo, ilustra a importância do mercado brasileiro para o Caribe Mexicano. Para ter uma ideia, no primeiro semestre de 2021, Cancún ocupou o topo da lista de destinos estrangeiros mais frequentados por brasileiros, segundo a agência de viagens ViajaNet.
A combinação de cultura, natureza e diversão faz de Cancún um destino completo, consolidando sua posição como um dos favoritos entre os viajantes internacionais.
Entre mitos e mares: a histórica Cancún
Antes de se tornar o paraíso turístico que conhecemos hoje, Cancún foi um modesto povoado de pescadores, habitado por três famílias nos anos 1970. Com a iniciativa do governo mexicano de transformar o local em um polo turístico internacional, Cancún cresceu rapidamente. O objetivo era construir uma nova cidade do zero e, hoje, a área conhecida como Zona Hoteleira abriga uma parte da cidade. Uma curiosidade é que o primeiro hotel da região foi construído em 1974, datando pouco mais de 50 anos.
A cidade, estrategicamente posicionada na Península de Yucatán, tornou-se não apenas um destino de praias, mas também um portal para o rico legado maia. As ruínas de Chichén Itzá, Tulum e Cobá, localizadas a poucas horas de distância, são testemunhas vivas da grandiosidade dessa civilização, que nos deixou templos, pirâmides e conhecimentos avançados sobre astronomia e arquitetura.
Conectando o legado histórico ao tempo atual, o governo do México inaugurou parcialmente o Trem Maia, uma ferrovia intermunicipal que liga Cancún a outras partes do país. O Trem Maia irá circular por pouco mais de 1,5 mil quilômetros de linha férrea, atravessando os estados de Tabasco, Chiapas, Campeche, Yucatán e Quintana Roo, com cerca de 20 estações e 14 paradas menores.
A Isla Mujeres, localizada a apenas 7 km da costa de Cancún também é um lugar carregado de história e significado cultural, além de ser um refúgio paradisíaco do Caribe mexicano. A ilha deve seu nome à deusa Ixchel, divindade maia associada à lua, à fertilidade e ao amor. Em Punta Sur, no extremo sul da ilha, encontram-se um farol histórico, uma pirâmide maia e as ruínas de um santuário dedicado à deusa. O local, considerado sagrado pelos antigos maias, também abriga um museu ao ar livre, onde esculturas interagem com o cenário natural, conectando os visitantes à herança cultural da região.
Isla Mujeres é facilmente acessada por um trajeto que dura cerca de 20 a 30 minutos de balsa, partindo de pontos como Puerto Juarez, Playa Tortugas ou Playa Langosta, em Cancún. Ao desembarcar na ilha, o visitante é envolto na cultura e clima “caliente” da ilha, com suas ruas coloridas, restaurantes e lojas que exalam a autêntica hospitalidade mexicana.
A Playa Norte, considerada uma das praias mais bonitas do México, é uma parada obrigatória. Localizada a menos de dez minutos de caminhada do píer, oferece águas cristalinas, areia branca e infraestrutura completa para relaxar, seja alugando uma cadeira de praia ou degustando um drink refrescante à beira-mar.
Para explorar toda a extensão da ilha, muitos turistas optam por alugar carrinhos de golfe ou scooters, uma forma prática e divertida de visitar seus principais atrativos. Do outro lado da ilha, o Parque Natural Garrafón encanta com suas atividades ao ar livre, como tirolesa, stand-up paddle e caiaque, além de vistas panorâmicas de tirar o fôlego.
Outro ponto imperdível é o Museu Subaquático de Arte (Musa), uma atração única que combina arte e conservação ambiental. Suas esculturas submersas, criadas para promover o crescimento dos recifes de corais, oferecem um espetáculo inigualável para mergulhadores e snorkelers, reforçando o compromisso da ilha com a preservação da vida marinha.
Formações naturais presentes por toda Península de Yucatán e Riviera Maia, os cenotes mexicanos possuem um grande valor natural, histórico/cultural e também são imperdíveis para quem visita Cancún. Para os maias, os cenotes eram considerados portais sagrados para o submundo e muitas vezes usados em cerimônias religiosas. Prova disso é que em alguns cenotes foram encontrados artefatos, itens valiosos e ossadas antigas.
Dentre vários cenotes que existem pela região, o Cenote Zapote Ecopark se destaca como um destino para os amantes de aventura e história. Localizado em um parque de formação pré-histórica, o local abriga quatro cenotes, sendo dois abertos e dois em cavernas, com profundidades que variam entre 10 e 63 metros e mais de 10 mil anos de formação.
Numa visita ao parque, com duração aproximada de quatro horas, é possível nadar nas águas cristalinas e fazer mergulhos ou snorkeling, além de pular de tirolesas e plataformas de salto, criando momentos de adrenalina em um cenário espetacular. O complexo também guarda um tesouro histórico: foram encontrados na região o fóssil do Xibalbaonyx Oviceps, uma espécie extinta de preguiça gigante da Era do Gelo, que viveu entre 10.647 e 10.305 a.C.
Entre as atrações mais impressionantes estão as “Campanas del Inframundo”, estalactites em formato de sino que podem ser vistas em um mergulho de 30 metros de profundidade. Para garantir a segurança, o uso de sapatos à prova d’água e coletes salva-vidas é obrigatório, e todo o equipamento é certificado.
Vale destacar que o parque oferece uma infraestrutura completa, com áreas de descanso, estacionamento, banheiros, rampas e estradas adaptadas para pessoas com baixa mobilidade, além da presença de guias especializados. No local, os visitantes também podem aproveitar o restaurante, que serve pratos típicos mexicanos.
Além do Cenote Zapote, Cancún possui outros cenotes renomados, como o Dos Ojos, ideal para snorkeling e mergulho; o Gran Cenote, que combina relaxamento e exploração; e o Cenote Ik Kil, localizado próximo às ruínas de Chichén Itzá, oferecendo um mergulho em meio à história e à natureza.
Para os que buscam aventuras ainda mais intensas e variadas, o Xplor é uma opção imperdível na região de Cancún. Situado a cerca de 90 minutos de carro de Cancún, o parque do Grupo Xcaret é reconhecido pelas experiências que combinam adrenalina, natureza e conforto. Com destaque para o conjunto de tirolesas, passeio em veículo anfíbio e rios subterrâneos, além de uma infraestrutura completa que garante praticidade e segurança aos visitantes.
É lá que está o Toboganxote, um tobogã 5 em 1 com 41 metros de altura, único no México a ter quatro tipos de descidas em uma só atração. Após assistir o vídeo com instruções de segurança e passar por uma balança que define onde cada integrante deverá ser posicionado na boia, o grupo de até quatro pessoas desce por curvas, passa por uma esfera, funil e quedas radicais que chegam a 22 metros de altura.
À noite, o parque se transforma no Xplor Fuego, uma versão que adiciona luzes de tochas com as paisagens naturais das cavernas, proporcionando uma experiência ainda mais radical. O circuito de tirolesas desafia até os mais aventureiros. Algumas delas atingem até 45 metros de altura, atravessando as copas das árvores e oferecendo descidas emocionantes, como uma que corta um arco de fogo e outra que termina nas águas cristalinas – e geladas – de um cenote, e a passagem por uma ponte em madeira. Outra atração icônica são os veículos anfíbios, que percorrem trilhas iluminadas por tochas, passando por pontes suspensas, cavernas subterrâneas e riachos em um cenário desafiador. Para uma aventura mais contemplativa, os visitantes podem nadar ou remar em jangadas por rios de estalactites, explorando formações naturais moldadas ao longo de milhares de anos. Além disso, há ainda a Hamacuatizaje, atração que oferece a experiência de deslizar em uma espécie de rede presa a uma tirolesa que termina com um mergulho em um cenote.
Para completar a experiência, o Restaurante Troglodita serve um buffet variado com carnes, saladas, ceviches e sobremesas incluídas no ingresso, enquanto armários, vestiários, transfer e pacotes de fotos estão à disposição. O parque também conta com loja para comprar lembranças da visita e oferece o capacete como equipamento de segurança obrigatório.
Do longa-metragem para a realidade: Coco Bongo agita a vida noturna
A essa altura já dá para perceber que Cancún é um destino que encanta pela variedade de atividades e opções de lazer, indo além do estereótipo de destino de praia. A cidade oferece uma estrutura hoteleira de excelência, passeios diversificados, gastronomia sofisticada, shoppings e atrações culturais que tornam a experiência inesquecível. A quantidade de atrativos na região é impressionante, permitindo que os visitantes descubram algo novo a cada dia, mesmo durante estadias prolongadas. O grande diferencial está na capacidade de agradar públicos diversos: desde jovens em busca de festas animadas, casais em lua de mel até famílias com crianças que buscam momentos de lazer e descanso.
A Zona Hoteleira de Cancún, um dos pontos mais procurados da cidade, reúne hotéis de redes renomadas com uma ampla variedade de facilidades, como piscinas, restaurantes, bares, spas e áreas infantis. Com um formato que lembra o número 7, a região é atravessada pela Boulevard Kukulkán, a principal avenida, onde os endereços são identificados de acordo com os quilômetros em que estão localizados. É nesta área que se encontram as melhores opções de conforto, luxo e conveniência, além de atrações icônicas como o Coco Bongo.
A famosa casa de shows Coco Bongo se destaca por oferecer uma experiência que vai além das boates tradicionais. E todo esse reconhecimento tem ligação com o filme O Máskara (1994), estrelado por Jim Carrey. No longa, o personagem de Jim Carrey, Stanley Ipkiss, visita uma boate fictícia chamada Coco Bongo, acompanhado de um amigo. É nesse ambiente que ocorre a icônica cena em que o Máskara dança com Tina Carlyle, interpretada por Cameron Diaz.
Inspirado pela popularidade do filme, o Coco Bongo de Cancún, inaugurado em 1997, trouxe à vida o espírito vibrante e teatral da produção cinematográfica. Hoje, a casa oferece uma experiência única, mesclando covers de bandas como Queen e Rolling Stones, performances circenses e referências a clássicos de Hollywood, como Moulin Rouge, Grease, Mad Max e 300, dentre vários outros títulos. As mais aguardadas da noite são, com certeza, as apresentações que recriam momentos do filme O Máskara e Beetlejuice – que levantam o astral do público com cenas cômicas e muito “gingado”.
A estrutura do Coco Bongo é inspirada nas casas noturnas de Las Vegas, com um ambiente imersivo onde o público se sente parte do espetáculo. Iluminação estrategicamente distribuída, personagens e artistas circulando entre os frequentadores e telões que exibem imagens capturadas do público criam uma sensação de pertencimento e protagonismo. Câmeras destacam os melhores dançarinos dentre o público e transmitem as imagens no telão, criando uma espécie de batalha de dança. Nos intervalos dos shows, o público também pode ocupar o palco central, que fica no solo da casa noturna ou, ainda, brilhar no palco principal, proporcionando uma experiência ainda mais glamourosa.
Para os brasileiros, a diversão é ainda maior! Diante de uma alta procura por turistas, o Coco Bongo espelha algumas bandeiras no telão e a do Brasil é uma delas. Outro momento chave para o público brasileiro é a apresentação Samba, onde é representado o Carnaval do Rio de Janeiro, com direito a passistas e muita animação.
Para aproveitar a experiência ao máximo, é recomendado chegar ao Coco Bongo às 21h e permanecer até o encerramento, quando o personagem Máskara entra em cena.
Se esta matéria ascendeu o desejo de planejar uma visita à Cancún, é preciso lembrar que, desde outubro de 2023, o México voltou a exigir visto para turistas brasileiros, com algumas exceções importantes. Estão dispensados do documento aqueles que possuem visto válido ou residência permanente nos Estados Unidos, Canadá ou Japão. Além disso, turistas que desembarcam em cruzeiros podem permanecer no país por até sete dias sem a necessidade de visto, desde que não deixem o porto de chegada. No entanto, não há exigência de certificados de vacinação para entrada no México, o que simplifica os requisitos sanitários.
Para solicitar o visto, é necessário agendar uma entrevista na Embaixada do México, em Brasília, ou nos consulados localizados no Rio de Janeiro e em São Paulo. O agendamento é feito pelo site oficial do governo mexicano, com novos horários liberados às quintas-feiras.
No dia da entrevista, o solicitante deve apresentar o formulário preenchido, uma foto 3×4 e documentos que comprovem renda ou vínculo com o Brasil. Para comprovação financeira, é necessário apresentar contracheques que indiquem renda mínima de R$ 5.600 nos últimos três meses ou extratos bancários com saldo médio mensal de pelo menos R$ 16.800. Também é possível apresentar comprovação de vínculo, como posse de imóveis por no mínimo dois anos ou carimbos de entrada em três países diferentes nos últimos 365 dias (exceto países vizinhos). Para vistos de negócios, é necessária uma carta-convite de uma empresa mexicana.
A taxa para emissão do visto é de US$ 53, paga via Pix no momento da entrevista. Caso aprovado, o visto é emitido no mesmo dia e pode ter validade de até dez anos.
Voos diretos e pacotes com experiências
No final de 2024, a Gol Linhas Aéreas retomou os voos diretos entre o Brasil e Cancún (CUN), no México. Com três frequências semanais, a rota exclusiva conecta o Aeroporto Internacional de Brasília (BSB) ao Caribe Mexicano, consolidando o processo de expansão internacional da companhia.
A conectividade do hub de Brasília possibilita a redução no tempo de viagem para passageiros provenientes de São Paulo/Congonhas (CGH), Rio de Janeiro/Santos Dumont (SDU) e outras 30 cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador.
“A retomada para Cancún representa um importante passo na expansão internacional da Gol. A combinação única de praias paradisíacas, natureza e cultura é objeto de desejo de muitos clientes”, destacou Rafael Araújo, diretor executivo de Planejamento da Gol.
O relançamento da rota faz parte do esforço da companhia em ampliar sua atuação internacional, com novas operações em Bogotá (Colômbia) e San José (Costa Rica) neste ano, além da expansão para Aruba e Punta Cana, totalizando 14 destinos internacionais atendidos.
Andres Martínez, CEO do Consejo de Promoción Turística de Quintana Roo (CPTQ), reforçou a importância da rota para a região. “É a primeira vez em cinco anos que temos uma ligação direta de Brasília, uma das principais cidades da América Latina. Estamos otimistas com o sucesso desta rota e prontos para trabalhar com a Gol e seus parceiros para expandir ainda mais essa operação”, afirmou.
Em paralelo, a Smiles Viagens, operadora de turismo da Gol, lançou pacotes completos para Cancún, com voos diretos saindo de Brasília. As opções incluem hospedagem em hotéis como o Hilton Cancún Mar Caribe, no sistema all-inclusive, transfers e passeios exclusivos, como visitas às ruínas de Tulum, Playa del Carmen, Isla Mujeres e ingressos para o parque Xplor e Coco Bongo.
Os pacotes, que já estão disponíveis para aquisição no site da Smiles Viagens, também permitem o acúmulo de até 90.600 milhas Smiles. Clientes têm acesso a benefícios como check-in prioritário, acesso ao Gol Premium Lounge e consultoria personalizada para adaptar roteiros às preferências individuais.
O Brasilturis viajou a convite da Gol e contou com proteção Affinity Seguro viagem.
Agenda