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Embratur inaugura escritório em Lisboa para fortalecer turismo na Europa

A iniciativa, em parceria com PNUD e ApexBrasil, amplia a presença internacional do Brasil e aproxima o trade europeu

Após seis anos do descontinuamento da atividade dos escritórios internacionais da Embratur, a Agência inaugura, nesta quarta-feira (12), um novo modelo de representação internacional. É o Visit Brasil Office, com a primeira unidade em Lisboa. A solenidade que marca o início dos trabalhos será realizada durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das mais importantes feiras de turismo do mundo.

As atividades do Visit Brasil Office serão desenvolvidas em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Com o escritório, a Embratur passa a ter uma base operacional na Europa, fundamental para fomentar negócios, aumentar a visibilidade da Marca Brasil e facilitar o contato direto com o trade turístico internacional. A unidade também servirá de apoio para estados e municípios, além das empresas de turismo do Brasil.

Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, a iniciativa representa um marco na atuação da Agência. “Com esse escritório, reforçamos nossa presença na Europa, garantindo uma atuação mais ostensiva da Embratur junto aos principais paísesemissores de turistas para o Brasil no continente. A escolha de Portugal para sediar o escritório não foi por acaso. Além da ligação histórica entre os dois países, Lisboa é uma das principais portas de saída de turistas europeus para o Brasil, graças à posição geográfica e grande conectividade aérea”, ressalta.

Parcerias

Localizado na região central de Lisboa, o novo escritório da Embratur ficará dentro do edifício que já abriga a ApexBrasil, na Rua Rosa Araújo, 43. “Queremos que esse espaço seja uma verdadeira casa do Brasil, e a ApexBrasil busca com ele apoiar a internacionalização das empresas brasileiras, estimular a atração de investimentos e promover o comércio com Portugal e países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. E, para isso, precisamos estar juntos com as instituições brasileiras que atuam no exterior e ajudam na promoção da imagem do país, como é o caso da Embratur”, destaca Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.

Além da Embratur, também possuem escritório no mesmo imóvel a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), o Sebrae e a Fundação Banco do Brasil. Na promoção do turismo, o escritório da Embratur contará com o apoio também do Ministério das Relações Exteriores. A cooperação internacional permitirá uma abordagem mais assertiva na captação de turistas e investimentos, fortalecendo a imagem do Brasil como um destino diverso, sustentável e altamente competitivo.

“O turismo é um setor com capacidade de gerar impacto socioeconômico em curto prazo, empregos decentes, valorização do patrimônio natural, cultural e histórico. Assim como intercâmbio de educação e cultura entre nações e povos do planeta. Por isso, consideramos a reabertura do escritório em Portugal como um passo significativo para impulsionar o turismo sustentável no Brasil. O escritório fortalecerá a presença do Brasil na Europa, atraindo mais turistas e investimentos, ao mesmo tempo em que promove práticas de turismo responsáveis”, afirmou Claudio Providas, chefe do PNUD no Brasil.

Entre as principais funções do Visit Brasil Office, destacam-se estabelecer e fornecer relações com operadoras, agências de viagens, companhias aéreas e demais parceiros estratégicos; criar novas oportunidades de negócios e captar mais visitantes para o Brasil; desenvolver ações de promoção e cooperação voltadas à inovação e sustentabilidade; representar a Embratur em eventos e reuniões internacionais; e conduzir estudos de mercado para alinhar o turismo brasileiro às preferências do público europeu.

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Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

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