BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Locação de motocicletas dispara e cresce 89,6% em 2024

Setor de aluguel de motos ganha força com a demanda por entregas e mobilidade urbana, segundo anuário divulgado pela Abla

O mercado de locação de veículos registrou um crescimento expressivo em 2024, alcançando um faturamento bruto de R$ 52,9 bilhões – um aumento de 17,8% em relação ao ano anterior. Mas um dos destaques do período foi o boom na locação de motocicletas, que teve um crescimento impressionante de 89,6% no número de emplacamentos em relação a 2023.

Segundo o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos 2025, divulgado pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) nesta terça-feira (25), as locadoras adquiriram 70.571 novas motocicletas em 2024, elevando a frota total do setor para 140.865 unidades – um aumento de 81,4% em relação ao ano anterior.

O crescimento na locação de motos está diretamente ligado à expansão do mercado de entregas por aplicativos, como iFood, Rappi e Uber Eats, além do aumento da demanda por mobilidade urbana econômica.

“As motocicletas se tornaram um ativo essencial para as locadoras, principalmente diante do aumento da procura por veículos para trabalho”, explica Paulo Miguel Jr., vice-presidente da Abla. “A locação de motos tem sido uma solução acessível para trabalhadores autônomos e empresas que precisam reduzir custos operacionais.”

Além disso, a alta dos juros e a restrição ao crédito dificultaram a compra de motocicletas para muitos trabalhadores, tornando o aluguel uma alternativa mais viável. Com valores acessíveis e planos flexíveis, a locação permite que entregadores e motofretistas tenham acesso a veículos sem a necessidade de financiamento.

“Empresas estão adotando a locação de motos como uma forma de otimizar seus custos operacionais. Isso vale tanto para pequenas empresas quanto para grandes redes de e-commerce que precisam de uma frota flexível para entregas rápidas”, aponta Marco Aurélio Nazaré, presidente da Abla.

Expansão das locadoras e novos serviços

O aumento na locação de motos também contribuiu para a abertura de novas locadoras especializadas no segmento de duas rodas. Em 2024, o número de empresas de locação de veículos cresceu 19,2%, totalizando 31.487 locadoras ativas no Brasil – um número que inclui as 7.750 locadoras de motos, caminhões e ônibus.

Com a crescente demanda, locadoras tradicionais passaram a investir em serviços específicos para motocicletas, incluindo planos de assinatura, manutenção inclusa e até seguros específicos para entregadores e frotas empresariais.

A expectativa para 2025 é que o crescimento do mercado de locação de motos continue em alta, impulsionado pela expansão do setor de delivery e pelas dificuldades de financiamento para a compra de veículos novos.

“A locação de motocicletas deixou de ser uma tendência e se tornou um mercado consolidado”, destaca Aurélio. “Com a alta dos juros e o aumento do custo de vida, muitas pessoas estão optando por alugar em vez de comprar. Isso deve manter o setor aquecido nos próximos anos”, conclui.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

MSC lança hospedagem pré-cruzeiro em Santos...

Serviço inédito oferece estadia em hotéis parceiros com café da manhã e traslado ao porto, ampliando o conforto e a conveniência para viajantes

Expo Abla 2025 terá cinco trilhas...

Com palco 360 graus e programação segmentada, evento reunirá lideranças, especialistas e profissionais do setor nos dias 29 e 30 de outubro, em São Paulo

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

ICH lança campanha com prêmio de...

Ação “A Viagem dos Seus Sonhos” premia agentes de viagens com vales-compra e viagem internacional como parte dos 25 anos da rede

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS