BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

Brasil bate recorde com 3,7 milhões de turistas internacionais no 1º trimestre

Alta de 47,8% em relação a 2024 impulsiona crescimento do setor e fortalece meta de atrair 8,1 milhões de estrangeiros por ano até 2027

O turismo brasileiro atingiu um marco histórico no primeiro trimestre de 2025. Entre janeiro e março, o país recebeu 3.739.649 turistas internacionais, a maior marca já registrada nesse período. O número representa um crescimento de 47,8% em relação ao mesmo intervalo de 2024, segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal.

Somente no mês de março, desembarcaram no Brasil 929.096 visitantes de fora, um aumento de 25,5% em comparação ao ano anterior. De acordo com as autoridades, o bom desempenho se deve a ações de promoção internacional, melhorias na infraestrutura turística e à valorização dos atrativos naturais e culturais do país.

“Estamos vivendo um momento histórico para o turismo internacional em nosso país. Sequência de recordes, com um ritmo de crescimento na entrada de visitantes estrangeiros que supera todas as expectativas. O mundo está sendo atraído cada vez mais pelo Brasil do respeito e da valorização da diversidade, das manifestações culturais únicas, da riqueza de paisagens naturais e da sustentabilidade. E esse é um trabalho nosso. O volume recorde de turistas internacionais se converte em benefícios diretos para nossa economia, com crescimento do mercado do turismo, geração de emprego e renda para os brasileiros”, comentou o Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Para Celso Sabino, ministro do Turismo, o avanço é fruto do trabalho integrado entre diversos setores. “Nossa meta é seguir nesse ritmo e consolidar o país como um dos principais destinos turísticos do mundo”, destacou.

O estado de São Paulo manteve a liderança como principal porta de entrada para estrangeiros, com 277.266 desembarques em março, seguido por Rio de Janeiro (241.812) e Rio Grande do Sul (168.507). Na região Nordeste, a Bahia foi o destaque, com 17.583 turistas estrangeiros.

A Argentina continua sendo o maior emissor de visitantes para o Brasil. Em março, 395.149 argentinos cruzaram a fronteira, um aumento de 76,72% em relação ao mesmo período de 2024. Além disso, houve uma alta significativa de 88,29% no número de europeus, com destaque para turistas da França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha.

O crescimento está alinhado às metas do Plano Nacional de Turismo (PNT), que projeta atrair 8,1 milhões de turistas internacionais ao ano até 2027. “Estamos superando desafios e posicionando o Brasil como um destino turístico atraente para um mercado global altamente exigente. Vamos trabalhar incansavelmente para alcançar a meta de 2027, com milhões de turistas estrangeiros conhecendo nosso país, gerando emprego e impulsionando a economia local”, afirmou Sabino.

O plano integra ações do Plano Plurianual 2024-2027 e contempla 20 programas e projetos estratégicos, entre eles o Plano de Adaptação Climática para o Turismo, alinhado à Agenda 2030 da ONU.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

Smiles fecha parceria com BTG Pactual...

Nova aliança permite converter pontos do BTG em milhas Smiles para uso em passagens, hotéis, seguros e mais

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS