BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Brasil bate recorde com 3,7 milhões de turistas internacionais no 1º trimestre

Alta de 47,8% em relação a 2024 impulsiona crescimento do setor e fortalece meta de atrair 8,1 milhões de estrangeiros por ano até 2027

O turismo brasileiro atingiu um marco histórico no primeiro trimestre de 2025. Entre janeiro e março, o país recebeu 3.739.649 turistas internacionais, a maior marca já registrada nesse período. O número representa um crescimento de 47,8% em relação ao mesmo intervalo de 2024, segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal.

Somente no mês de março, desembarcaram no Brasil 929.096 visitantes de fora, um aumento de 25,5% em comparação ao ano anterior. De acordo com as autoridades, o bom desempenho se deve a ações de promoção internacional, melhorias na infraestrutura turística e à valorização dos atrativos naturais e culturais do país.

“Estamos vivendo um momento histórico para o turismo internacional em nosso país. Sequência de recordes, com um ritmo de crescimento na entrada de visitantes estrangeiros que supera todas as expectativas. O mundo está sendo atraído cada vez mais pelo Brasil do respeito e da valorização da diversidade, das manifestações culturais únicas, da riqueza de paisagens naturais e da sustentabilidade. E esse é um trabalho nosso. O volume recorde de turistas internacionais se converte em benefícios diretos para nossa economia, com crescimento do mercado do turismo, geração de emprego e renda para os brasileiros”, comentou o Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Para Celso Sabino, ministro do Turismo, o avanço é fruto do trabalho integrado entre diversos setores. “Nossa meta é seguir nesse ritmo e consolidar o país como um dos principais destinos turísticos do mundo”, destacou.

O estado de São Paulo manteve a liderança como principal porta de entrada para estrangeiros, com 277.266 desembarques em março, seguido por Rio de Janeiro (241.812) e Rio Grande do Sul (168.507). Na região Nordeste, a Bahia foi o destaque, com 17.583 turistas estrangeiros.

A Argentina continua sendo o maior emissor de visitantes para o Brasil. Em março, 395.149 argentinos cruzaram a fronteira, um aumento de 76,72% em relação ao mesmo período de 2024. Além disso, houve uma alta significativa de 88,29% no número de europeus, com destaque para turistas da França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha.

O crescimento está alinhado às metas do Plano Nacional de Turismo (PNT), que projeta atrair 8,1 milhões de turistas internacionais ao ano até 2027. “Estamos superando desafios e posicionando o Brasil como um destino turístico atraente para um mercado global altamente exigente. Vamos trabalhar incansavelmente para alcançar a meta de 2027, com milhões de turistas estrangeiros conhecendo nosso país, gerando emprego e impulsionando a economia local”, afirmou Sabino.

O plano integra ações do Plano Plurianual 2024-2027 e contempla 20 programas e projetos estratégicos, entre eles o Plano de Adaptação Climática para o Turismo, alinhado à Agenda 2030 da ONU.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Serra da Capivara impulsiona turismo sustentável...

Projeto liderado pelo Sebrae-PI e Lab Turismo fortalece governança, experiência e identidade no destino piauiense

MSC encerra 5ª Convenção Internacional de...

A bordo do MSC Seashore, a MSC Cruzeiros brindou com 400 agentes o encerramento da 5ª Convenção Internacional de Vendas

Convenção MSC: Confira as melhores fotos...

Coquetel promovido pelo Banco Daycoval celebrou a força da MSC na Europa e marcou o lançamento da conta global em euro

Da tradição ao luxo: Convenção MSC...

Durante a 5ª Convenção Internacional de Vendas da MSC, Adrian Ursilli apresenta produtos e crescimento contínuo do grupo em suas diferentes frentes

MSC recompensa agentes com comissão extra...

A MSC Cruzeiros anunciou acréscimo de 2 pontos percentuais em comissão e pré-convite para próxima edição da convenção internacional

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS