O setor de cruzeiros é um dos mais importantes para a economia de cidades e do Brasil, registrando um recorde de 844 mil passageiros e um faturamento de R$ 5,2 bilhões na temporada 2023/24 para a economia do país e R$ 668,91 por passageiro para as cidades de escala e R$ 877 nas cidades de embarque e desembarque.
Quase chegando ao final da temporada 24/25 no Brasil, os números são animadores e as projeções ainda melhores. A temporada atual conta com nove navios em operação, somando 203 roteiros, 36 mil leitos e 10 mil tripulantes, transportando uma média de 93 mil pessoas por navio. Além disso, o setor é responsável por gerar cerca de 80 mil empregos.
Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), acredita que os números serão parecidos com um pequeno aumento no faturamento. “Eu imagino que o número de cruzeiros desta temporada ficará muito próximo do que registramos na anterior, considerando tanto os navios brasileiros quanto os estrangeiros que operam aqui. A geração de emprego, renda e trabalho deve ser praticamente a mesma, mas o impacto econômico, pelo menos com a atualização da inflação em torno de 5%, deve crescer. Se no ano passado foi de R$ 5,2 bilhões, estamos imaginando um aumento de cerca de R$ 200 a R$ 250 milhões para esta temporada”, destacou
As expectativas para o futuro dos cruzeiros no mundo são otimistas. Até 2036, 68 novos navios serão incorporados às operações globais, adicionando 172 mil novas camas e um investimento de aproximadamente US$58 bilhões. Até 2028, a capacidade mundial deve crescer em 10%.
Tamanha relevância e dados foram pautas da segunda edição do Cruise 360 no Parque Valongo, em Santos. O evento reuniu cerca de 400 pessoas por dia para ouvir palestras sobre cruzeiros e destinos, realizar networking, trocar informações e contatos, além de se divertir com a música contagiante de Luiza Possi na primeira noite.
Durante os dois dias, os visitantes puderam ir às palestras e conhecer navios, incluindo MSC Grandiosa, MSC Seaview, Costa Diadema e Costa Pacifica. O conteúdo das palestras foi pensado para tentar englobar todas as categorias de cruzeiros que estão disponíveis para vendas no Brasil, como contemporâneo, premium, luxo, expedição e fluviais.
“Tem um cruzeiro para cada tipo de gosto e bolso, com perfis de passageiros diferentes, e queríamos apresentar isso. Com o número de empresas presentes, se colocássemos todos em painéis, eles teriam menos tempo para falar”, explicou Ferraz.
Para falar de cada categoria, foram convidados importantes empresas para explicar e trazer novidades sobre o tipo de cruzeiro que estão oferecendo.
Marco Ferraz deu as boas-vindas, apresentou o parâmetro da temporada que se encerra e detalhou novos números para os próximos anos. O profissional também falou sobre os navios temáticos que estão crescendo ao longo dos anos.
“Temos um parceiro que nos ajuda muito com a primeira viagem, que é o cruzeiro temático. Eles colocam muita gente no navio que nunca viajou, e essas pessoas acabam amando a experiência e voltando para novas viagens. Além disso, na média mundial, 27% dos cruzeiristas são de primeira viagem. E 11% dos nossos respondentes consideram apenas cruzeiros para suas férias”, falou Ferraz.
Outro destaque no Cruise 360 foi a apresentação dos portos e suas peculiaridades. No Rio de Janeiro, o Pier Mauá, por exemplo, se beneficia da proximidade com atrações icônicas, como o Museu do Amanhã e o Aquário do Rio. Em Salvador, a operação do Contermas foca na segurança e nos desafios logísticos do embarque e desembarque de passageiros.
O Porto de Santos, por sua vez, é o maior complexo portuário da América Latina. Em 2023, movimentou 173 milhões de toneladas, consolidando-se como o mais importante do Brasil. Na última temporada, o terminal, operado pela Concais, registrou cerca de 1 milhão de hóspedes na última temporada, um crescimento expressivo em relação a 2018, quando foram 604 mil passageiros. De olho no crescente movimento, a Concais aprimorou sua estrutura, incluindo novo sistema de despacho de bagagem climatizado.
Futuro sustentável
A Clia e a indústria de cruzeiros estão focadas na implementação de medidas sustentáveis para reduzir o impacto ambiental das operações marítimas. Entre as principais iniciativas estão a adoção de energia elétrica nos portos para que os navios possam desligar os motores e a busca por combustíveis alternativos.
O gás natural é considerado uma solução de transição, pois, apesar de ser um combustível fóssil, reduz significativamente as emissões de carbono e gases de efeito estufa. A meta global da indústria é cortar 40% das emissões até 2030, com base nos níveis de 2008, e alcançar 100% de redução até 2050. Para isso, empresas e autoridades discutem alternativas como o biodiesel e outras fontes de energia de baixo impacto ambiental.
“Estamos avaliando diferentes combustíveis no mundo inteiro para cumprir nossas metas de redução de emissões. O Brasil tem um papel importante nesse processo e está em diálogo com a IMO, autoridade marítima mundial, para viabilizar o uso desses combustíveis no país. Além dos investimentos que já estão sendo feitos, será essencial garantir que o combustível esteja disponível em quantidade, qualidade e a um preço competitivo”, explicou Ferraz.
Preocupação com o futuro
Até o momento, a próxima temporada de cruzeiros no Brasil conta com a redução de dois navios em comparação à temporada atual. De nove navios, o Brasil contará com sete, resultando em uma diminuição de 27% no número de leitos disponíveis, impactando diretamente na geração de empregos e na economia local, com a redução do número de passageiros e das atividades turísticas relacionadas.
O aumento de custos, a alta do câmbio e a insegurança jurídica, com relação a ações trabalhistas e de consumidores, têm sido fatores que dificultam o crescimento do setor no Brasil. Embora a Clia Brasil busque melhorias na infraestrutura, custos e na criação de novos destinos, os esforços ainda não são suficientes.
“Se não acontecer nada extraordinário, como ocorreu na temporada passada, o número de navios será reduzido, impactando negativamente a geração de empregos e renda no Brasil. Aumentamos os esforços para melhorar a infraestrutura e reduzir custos, mas ainda estamos atrás de outros destinos turísticos, que estão trabalhando com maior velocidade para atrair mais navios e companhias”, completou Ferraz.
As tentativas de expansão vão além do que já é tradicional no Brasil, incluindo os cruzeiros de expedição, que, conforme Ferraz, tem como principal diferencial chegar a locais e realizar escalas em locais praticamente exclusivos.
“Temos um destino que está crescendo muito na América do Sul, que é Ushuaia, com viagens para a Antártica. Para o navio chegar lá, ele passa pelo Brasil na ida e na volta. Como entidade, temos conversado com as companhias para realizarem mais escalas aqui, mas elas precisam de vocês para vender esses roteiros”, explica.
Vozes dos players
Durante o Clia 360, líderes das principais companhias de cruzeiros e representantes de importantes destinos apresentaram novidades e informações relevantes sobre os próximos passos para o segmento marítimo. Confira!
NEGÓCIOS
Costa Cruzeiros
A temporada 2025/26, já está 100% vendida, contará com dois navios que vão operar na América do Sul: Costa Diadema, que chega em 28 de novembro e permanece até 16 de abril, e o Costa Favolosa, que inicia as operações em 23 de novembro e segue até 21 de fevereiro. Outras novidades da empresa é o “Sea Destination”, que complementam as experiências dos cruzeiristas (como café da manhã na Baía de Capri, degustações de vinhos aos pés do Monte Etna), e o Caribe Sem Visto, operados pelo Costa Pacifica, com embarque em La Romana, e pelo Costa Fascinosa, saindo de Santo Domingo.
Disney Cruise Line
A Disney Cruise Line – que tem como grande diferencial a magia presente a bordo, com personagens icônicos, espetáculos da Broadway e experiências exclusivas – segue em expansão e, até 2031, deve alcançar 13 embarcações. Atualmente, a frota conta com sete navios, incluindo as recentes adições Disney Wish e Disney Treasure. A próxima inauguração será o Disney Destiny, previsto para novembro de 2025, com cruzeiros de 4 e 5 noites.
Grupo MSC
Atualmente, a MSC Cruzeiros opera com 22 navios, número que sobe para 23 neste mês com a chegada do MSC World America, uma embarcação de quase 7 mil passageiros que fará a volta ao mundo. O Caribe é uma das principais apostas da companhia para os próximos anos, oferecendo pacotes completos que incluem desde o embarque em Guarulhos até o retorno ao Brasil, mantendo o padrão de qualidade da MSC. Outro diferencial é o português do Brasil como um dos cinco idiomas oficiais em todos os cruzeiros da empresa.
A Explora Journeys, marca de cruzeiros de luxo do Grupo MSC, está programada para crescer para seis navios até 2028. A partir de 2026, a Explora Journeys incluirá Manaus em seus itinerários, oferecendo aos viajantes uma oportunidade única de explorar a região amazônica com o conforto e a sofisticação característicos da marca. Além disso, em 2025, a empresa será a única a oferecer um navio boutique como hotel durante o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, proporcionando uma experiência exclusiva aos entusiastas do automobilismo.
Norwegian Cruise Line Holdings (NCLH)
A Norwegian Cruise Line segue expandindo sua frota com novos navios. O Norwegian Aqua, com capacidade para 3,2 mil passageiros, recebeu seus primeiros hóspedes em março de 2025, enquanto o Norwegian Luna, que teve sua estrutura externa concluída, tem lançamento previsto para 2026. Um dos diferenciais da companhia é o conceito “Freestyle Cruising”, que oferece aos viajantes total liberdade a bordo, sem turnos fixos de jantar ou horários rígidos para as atividades.
Pertencente ao grupo da NCL, a Oceania Cruises se destaca pelo serviço exclusivo e atendimento altamente personalizado. Com menos passageiros a bordo e uma proporção de um tripulante para cada hóspede, a companhia garante uma experiência única e de altíssima qualidade, priorizando conforto e sofisticação em suas viagens.
Já a Regent Seven Seas, outra fatia do grupo NCLH, se diferencia no segmento de cruzeiros de luxo por oferecer uma experiência verdadeiramente all inclusive. A companhia inclui passeios em terra, alta gastronomia e até serviços de lavanderia sem custos adicionais. Além disso, todos os navios possuem apenas suítes com varanda, garantindo conforto e exclusividade. Outro diferencial é a alta proporção entre tripulantes e hóspedes, proporcionando um atendimento altamente personalizado e uma experiência refinada a bordo.
PromoAção
A PromoAção contará com 14 navios na próxima temporada, cada um dedicado a um estilo musical, incluindo sertanejo, samba, pop, rock e eletrônico. Entre os destaques estão o WS Onboard, com Wesley Safadão, além de cruzeiros com Roupa Nova, Ana Castela, Alexandre Pires e Sorriso Maroto. As viagens oferecem experiências exclusivas, como pedidos de casamento e celebrações personalizadas a bordo. Outro grande atrativo é a terceira edição do Réveillon em Alto Mar, que contará com show temático e vista privilegiada dos fogos em Copacabana.
Swan Hellenic
A Swan Hellenic está investindo no mercado brasileiro e sul-americano, com foco em expedições de luxo que unem turismo e conhecimento. Seus navios foram desenvolvidos para oferecer o mais alto nível de sofisticação e conforto, com cabines amplas – a menor delas tem 23 metros quadrados – e 90% das acomodações com varanda, proporcionando uma experiência imersiva nos destinos explorados. A companhia se destaca pela proporção de um tripulante para cada hóspede, garantindo um atendimento altamente personalizado. Entre as expedições programadas, um exemplo é a viagem de Valparaíso a Lima, que contará com a presença de um especialista do Instituto 7 da Nasa, oferecendo palestras sobre observações astronômicas no deserto do Atacama.
Velle Representações
A Velle Representações, representante exclusiva no Brasil das companhias Emerald Cruises e Scenic (incluindo os iates de luxo Scenic Eclipse, Emerald Azzurra e Emerald Sakara), destaca como o luxo é sinônimo de experiência. A Emerald Yacht, por exemplo, oferece uma proposta inovadora que alia luxo, descontração e tecnologia. Já o Scenic Eclipse, conhecido como o primeiro iate de descobertas do mundo, foi projetado para expedições polares, dispondo de helicópteros e submarinos a bordo. Os iates da companhia proporcionam um ambiente sofisticado, sem formalidades excessivas, e oferecem saídas regulares para destinos como Caribe, Mediterrâneo e Adriático, incluindo eventos exclusivos como churrascos em praias privativas.
Já no segmento fluvial, a Velle Representações destaca a AmaWaterways, que se destaca na experiência diferenciada em cruzeiros fluviais. Com navios menores, que acomodam entre 140 e 160 passageiros na Europa e até 20 em destinos exóticos como o Rio Mekong e o Rio Ganges, a companhia oferece uma viagem mais intimista e exclusiva. Uma novidade é o cruzeiro especial pela Provence, a bordo da AmaWaterways, com embarque marcado para 23 de julho. A viagem contará com a presença de sommeliers e enólogos, além de concierge e guias que falarão português, garantindo aos passageiros uma experiência enriquecedora e personalizada, característica que complementa a proposta de luxo e sofisticação da empresa.
PORTOS E DESTINOS
Bahia
A Bahia se consolidou como um dos principais destinos turísticos do Brasil, com 417 municípios e uma infraestrutura de destaque, que inclui ampla conectividade aérea, dois terminais portuários e uma rede hoteleira diversificada. O estado se destaca na mais recente temporada de cruzeiros, com 59 navios responsáveis por cerca de 222 mil passageiros. Além do tradicional turismo de sol e praia, o estado também está investindo em novos segmentos como enoturismo, turismo cultural, observação de baleias e turismo religioso. Destinos como Salvador, Chapada Diamantina, o litoral norte e a Costa do Descobrimento seguem entre os mais procurados pelos visitantes.
Ilhabela (SP)
Ilhabela destacou-se como um refúgio natural, conhecido por suas mais de 300 cachoeiras e praias paradisíacas. O turismo sustentável é uma das prioridades do município, que mantém 94% da Mata Atlântica preservada e investe na observação de cetáceos entre julho e agosto.
Maceió (AL)
Maceió se destaca como um destino turístico irresistível, com suas praias de águas cristalinas e famosas piscinas naturais, como as de Pajuçara e Ponta Verde. Além das belezas naturais, a cidade também oferece atrações culturais, como o bairro histórico de Jaraguá e o polo de artesanato no Pontal da Barra. Com um porto estrategicamente localizado, Maceió proporciona aos visitantes de cruzeiros a conveniência de explorar a cidade sem grandes deslocamentos.
Santos (SP)
Santos, com seu principal porto de cruzeiros da América Latina, tem se consolidado como um destino turístico que combina relevância histórica com uma infraestrutura em constante crescimento. A cidade abriga o maior jardim em orla do mundo, além de museus icônicos como o Museu do Café e o Museu Pelé. O centro histórico, em processo de revitalização, também tem ampliado suas atrações. Com a futura transferência do terminal de cruzeiros para a região do Valongo, Santos visa oferecer uma experiência ainda mais moderna e eficiente aos passageiros, consolidando-se como um destino completo para turistas.
São Paulo
São Paulo, com seus 645 municípios e uma grande diversidade de atrações, se destaca como um destino estratégico para os turistas que buscam complementar suas viagens de cruzeiro. O potencial do estado oferece roteiros que ampliam o tempo de permanência dos visitantes. A capital paulista, o litoral norte, as regiões de enoturismo em São Roque e Jundiaí, além de destinos como Campos do Jordão e Aparecida, são algumas das opções recomendadas para combinar com os cruzeiros. A iniciativa visa incentivar os agentes de viagens a promoverem experiências complementares, fortalecendo ainda mais o turismo paulista.