BRL - Moeda brasileira
EUR
6,38
USD
5,42

Latam transporta mil toneladas na rota Europa-Florianópolis em um ano

Investimento fortalece logística no Sul e impulsiona comércio com destaque para operações a partir da Alemanha

A Latam Cargo, divisão de cargas do grupo Latam, ultrapassou a marca de 1 mil toneladas de cargas transportadas entre a Europa e Florianópolis no primeiro ano de operação da rota dedicada, iniciada em abril de 2024. Operada duas vezes por semana com aeronaves cargueiras Boeing 767-300F, cada uma com capacidade para mais de 50 toneladas, a rota conecta principalmente as cidades europeias de Amsterdam (Holanda), Bruxelas (Bélgica) e Frankfurt (Alemanha), sendo esta última responsável por cerca de 90% do volume total embarcado para Santa Catarina.

“Este volume de cargas comprova que o investimento na rota Europa-Florianópolis foi acertado. A operação viabiliza o comércio e novos negócios porque torna mais dinâmica a logística e importação no Sul do Brasil, principalmente de cargas gerais”, afirma Jorge Carretero, gerente de Vendas da Latam Cargo na Europa.

O desempenho da nova rota reforça a estratégia da Latam Cargo em ampliar sua malha internacional e atender demandas específicas de regiões brasileiras. O marco também acompanha a expansão das operações domésticas da empresa, que em dezembro de 2023 aumentou de dois para três voos semanais a frequência da rota cargueira Miami-Florianópolis, inaugurada originalmente em 2020.

Além das conexões internacionais, a Latam Cargo tem investido fortemente em operações dentro do Brasil. Em julho de 2024, passou a transportar cargas no compartimento inferior de aeronaves de passageiros no aeroporto de Vitória da Conquista (BA), tornando-se o quarto aeroporto baiano atendido pela empresa, ao lado de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. A companhia também ampliou em 50% sua capacidade no terminal de cargas do Aeroporto de Guarulhos, seu principal hub no país, com a expansão de mais de 2,9 mil m².

Atualmente, a Latam Cargo opera em 51 destinos domésticos brasileiros por meio de aeronaves cargueiras e do transporte nos porões das aeronaves de passageiros. No mercado internacional, a empresa inaugurou três novas rotas cargueiras desde 2023: Miami-São José dos Campos, Miami-Brasília e Amsterdam-Curitiba, atendendo uma demanda crescente por logística ágil e eficiente.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Latam lidera o transporte de cargas aéreas internacionais no Brasil, conectando 23 destinos internacionais ao país. Para 2025, o grupo Latam projeta crescimento de até 4% em capacidade internacional (medida em tonelada-quilômetros oferecidos, ATK) e até 8% na oferta doméstica de assentos (assentos-quilômetros oferecidos, ASK), o que impacta positivamente também a capacidade de carga no mercado interno.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Copa Airlines lança rota direta entre...

Nova operação conectará Bahia ao Hub das Américas com quatro voos semanais e acesso a mais de 80 destinos no continente

Expo Turismo Goiás reúne público em...

Feira reúne mais de 150 expositores e celebra a força do turismo regional com premiações e conteúdos focados em tecnologia e negócios

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Expo Turismo Goiás se consolida como...

Idealizada por Eliene Meireles e Rose Páscoa, feira chega à 5ª edição com expectativa de expansão internacional, foco em tecnologia e valorização das mulheres no setor

Rumores sobre desastre natural afetam turismo...

Governo nega possibilidade de previsão precisa e reforça confiança nos sistemas de monitoramento e segurança do Japão

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS