Maceió (AL) – O Brasil segue com crescimento contínuo do turismo doméstico e internacional, segundo Daniela Araujo, diretora de Produtos em Destino da Decolar. Presente no jantar de boas-vindas à 1ª Convenção de Vendas da HotelDO, a executiva apresentou sua perspectiva sobre o mercado de turismo que, mesmo após o período crítico de pandemia, segue em alta pelo quarto ano consecutivo.
Daniela reforça que a recuperação do turismo doméstico não foi apenas uma fase transitória. “O que acreditávamos ser uma tendência de pandemia ou tendência pós-pandemia se solidificaram como boas tendências para o turismo brasileiro”, explica. Ela destacou que o Brasil não apenas manteve seu apelo para o público interno após a reabertura das fronteiras, como também ampliou sua atratividade para visitantes internacionais.
Na visão da executiva, há uma clara valorização da cultura local por parte dos viajantes. “Uma grande mudança no perfil do consumo de viagens nos últimos anos é o consumo da cultura local”, observou Daniela, citando o aumento da busca por artesanato, gastronomia típica e atrações culturais regionais. Esse movimento, segundo ela, estimula a economia, promove geração de empregos e contribui para o desenvolvimento dos destinos.
Sobre os destinos mais procurados pelos brasileiros, Daniela mencionou Alagoas, Gramado, o interior de São Paulo e de Minas Gerais, além de regiões menos óbvias no Nordeste, fora do circuito de praia. “Vemos crescer muito o turismo de gastronomia, enogastronomia principalmente. É muito interessante”, pontuou a diretora, citando também o crescimento de destinos de natureza, como chapadas e os Lençóis Maranhenses.
Turismo internacional
Para o público estrangeiro, que é bastante variado, o Brasil também oferece uma diversidade de atrativos. “Se estamos falando de um sul-americano viajando, tem uma característica diferente de um europeu ou de um americano”, explica Daniela.
Entre os destinos que mais atraem visitantes internacionais, Daniela destacou Rio de Janeiro (RJ), Porto de Galinhas (PE), Bonito (MS), Chapadas e Florianópolis (SC). “Começamos a perceber uma forte mudança no comportamento dos turistas internacionais, que agora também buscam explorar mais os destinos. Um exemplo é o litoral alagoano e pernambucano, com a descoberta da Costa dos Corais”, cita a diretora.
Daniela ressaltou que o turista internacional costuma permanecer mais tempo no país e ter um gasto médio maior, o que representa uma oportunidade econômica significativa. “Esse turista, obviamente, desenvolve os destinos, gera mais renda, movimenta a economia e atrai empreendimentos hoteleiros de grande porte”, ressalta.
Sobre os desafios gerados por esse crescimento, a executiva da Decolar apontou a necessidade de aprimorar a infraestrutura e investir em capacitação. “Com mais estrangeiros vindo, você percebe a necessidade de um idioma. Mas são desafios que, sendo atendidos, também são benefícios para a população e para o país”, reforça Daniela.
A executiva também comentou o impacto positivo de eventos de grande porte no Brasil, como o recente show de Madonna no Rio de Janeiro. “Quando fazemos um evento desse, dtemos forte exposição do país para fora. Quando é um bom evento, é só publicidade positiva”, afirmou, citando a alta ocupação da rede hoteleira carioca como reflexo direto do show. “Este tipo de evento realmente muda o patamar e dá exposição no hemisfério norte e no mundo inteiro”, complementa.
Projeções
Em relação à performance da empresa, Daniela revelou que a Decolar encerrou 2024 com um crescimento de 10% em receita e mais de 50% em EBITDA. “Muito puxado por produtos como pacotes — produtos mais completos”, disse. “Muito se deve também pela transformação digital da companhia. Hoje já temos mais de 53% das vendas feitas via app. É muito impressionante”, pontua.
Além do aplicativo, Daniela apontou a relevância dos canais físicos. “No Brasil, temos apenas 20 lojas físicas. É um canal importante, assim como os canais B2B, como a HotelDO, e os white labels com grandes empresas da América Latina como partes fundamentais da estratégia multicanal da empresa”, salienta.
Por fim, Daniela comenta o impacto da convenção da HotelDO, que contou com apoio da Luck Receptivos e patrocínio da Secretaria de Turismo de Alagoas (Setur-AL), para os negócios da Decolar. “Temos aqui os maiores clientes da HotelDO. Este evento fortalece muito o relacionamento com os parceiros de turismo. É muito prazeroso ver representado aqui parceiros de todos os segmentos com quem eu interajo”, conclui a executiva.
O Brasilturis viaja a convite da HotelDO.