Pela primeira vez, Fernando de Noronha será palco do Brasil Sabor, um dos maiores festivais gastronômicos do país. Promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o evento ocorre entre os dias 22 de maio e 3 de junho, celebrando os sabores da ilha com a edição especial “Cores e Sabores de Noronha”.
O festival reunirá grandes nomes da gastronomia brasileira e internacional, além de valorizar os talentos locais. Entre os destaques estão Luana Sabino (Metzi-SP), Gerônimo Athuel (Ocyá-RJ) e Eudes Assis (Taioba-SP), que, no dia 2 de junho, dividirão as cozinhas com os chefs noronhenses Zé Maria, Thiago Silva e Julio Diamael. No dia seguinte, 3 de junho, será a vez de Kátia Barbosa (Aconchego Carioca-RJ), Iago Jacomussi (Jacó-SP), Rodolfo Vilar e Cíntia Miyaji se juntarem a Dário Costa, Théo Chahinian e Efigênia Costa, reforçando a diversidade e excelência da culinária local.
Além das experiências gastronômicas, a programação conta com ações voltadas à sustentabilidade. Um dos destaques será o workshop ministrado por Rodolfo Vilar e Cíntia Miyaji, que trarão saberes tradicionais da pesca artesanal e técnicas de conservação de pescado, promovendo a valorização das comunidades locais e do uso consciente dos recursos naturais.
Para Rapha Vasconcellos, chef pernambucano que apresentará o festival, o evento representa uma oportunidade de exaltar os sabores e a identidade do estado: “É uma honra conduzir um festival que valoriza não só a gastronomia, mas também os afetos e a identidade do nosso estado. Fazer isso em Noronha, com tanto talento reunido, é uma celebração única”.
Segundo Tony Sousa, presidente da Abrasel-PE, o festival busca posicionar Fernando de Noronha como um polo gastronômico sustentável e de excelência. “Além de promover Fernando de Noronha como polo gastronômico diverso e sustentável, o festival busca gerar impacto econômico positivo para a comunidade local e estimular boas práticas ambientais no setor”, afirma.
O evento também reforça o papel estratégico da gastronomia no desenvolvimento do turismo. “Eventos como o Brasil Sabor são fundamentais para fortalecer a imagem de Fernando de Noronha como um destino turístico completo, que vai além das belezas naturais”, destaca Eduardo Loyo, presidente da Empetur.
Realizado pela Abrasel-PE em parceria com a Empetur e o Visite Fernando de Noronha, com apoio da Ambev, o Brasil Sabor contará ainda com apresentações culturais, rodas de conversa sobre sustentabilidade e o lançamento de um livro com histórias e receitas dos participantes.