A Embratur vai trazer comunicadores estrangeiros para vivenciar e divulgar o carnaval de Belo Horizonte em 2026. A informação foi anunciada por Marcelo Freixo, presidente da Agência, durante coletiva de imprensa no Mercado Central da capital mineira, ao lado do prefeito Álvaro Damião, nesta quinta-feira (22).
“Vamos trazer jornalistas estrangeiros para cobrir o carnaval de Belo Horizonte, que é crescente, cada vez mais expressivo na cultura de rua, o que é muito brasileiro. O carnaval de BH é organizado, seguro, familiar e, o que é muito importante, sustentável”, afirmou Marcelo Freixo.
A visita integra as estratégias de promoção internacional da Embratur e reforça o reconhecimento do potencial de BH como destino turístico. A capital mineira é destaque no mais recente episódio da série “Turismo Transforma”, lançado na noite de quinta-feira (22), na agência P7 Criativo. O minidocumentário “Belo Horizonte: um destino sustentável” mostra a força cultural, gastronômica e comunitária da cidade.
Produzido a partir do prêmio concedido à Belotur no Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, o episódio retrata iniciativas como o bloco afro Seu Vizinho, o projeto de cerâmica no Aglomerado da Serra e o Recicla Belô, além da relevância do Queijo Canastra para o turismo gastronômico da região.
“Hoje lançamos um filme que é fruto de um prêmio que a Belotur recebeu pela relação de sustentabilidade com promoção do turismo. Ninguém hoje no mundo viaja para um lugar que não tenha responsabilidade com a sustentabilidade. Então, Belo Horizonte está à frente”, destacou Marcelo Freixo.
O prefeito Álvaro Damião celebrou a parceria e reafirmou a importância de internacionalizar a marca da cidade. “Receber o presidente da Embratur em Belo Horizonte é uma alegria para nós e sinal do que queremos e vamos conseguir chegar, que é internacionalizar a marca de Belo Horizonte”, disse.
Segundo Freixo, o turismo em Minas Gerais é estratégico para o Brasil e tem papel relevante na diversificação dos destinos promovidos no exterior. A região recebeu 8,61% mais visitantes estrangeiros no primeiro quadrimestre de 2025 e tem marcado presença nas principais feiras do setor.
A série “Turismo Transforma” segue destacando destinos com impacto social, econômico, ambiental e cultural. Belo Horizonte já havia aparecido no terceiro episódio, centrado no turismo de base comunitária e na produção do Queijo Canastra. Agora, volta à tela com foco em sustentabilidade urbana e cultura popular.